Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Fecomércio-RS Debate aborda transformação digital na era dos agentes de IA

Crédito: Agência Gov | Via Serpro

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP promove, no dia 23 de abril, a 3ª edição de 2026 do Fecomércio-RS Debate, com o tema “Transformação Digital na era de Agentes de IA”. Consolidado como um espaço de reflexão, o evento reunirá especialistas e empresas incubadas no Lab Fecomércio-RS para discutir os impactos e as oportunidades da inteligência artificial no ambiente de negócios. A programação será na Casa do Comércio Gaúcho (Rua Fecomércio, 101, Bairro Anchieta) e inicia às 11h30, com recepção aos participantes, seguida do debate ao meio-dia e encerramento previsto para às 14h.

A mediação será conduzida por Gelson Junqueira, coordenador de Desenvolvimento de Negócios na Fecomércio-RS, com atuação estratégica no fortalecimento de ecossistemas de inovação voltados ao comércio de bens, serviços e turismo. Pós-graduado em Gestão da Inovação e Vendas, tem MBA em Gestão de Pessoas.

Entre os painelistas está Carolina Beatriz Filippelli de Morais, líder de Desenvolvimento de Negócios no Lab Fecomércio-RS. Com mais de uma década de experiência nas áreas comercial, administrativa e financeira, atua diretamente com inovação, business intelligence, planejamento estratégico, consultoria e aplicações de inteligência artificial em processos e negócios, liderando atualmente uma equipe de 11 profissionais.

O debate contará ainda com a participação de João Lorentz, da Chat on Cloud, acadêmico de Engenharia de Software e sócio da startup Econecta, que atua há mais de cinco anos nas áreas de vendas e comunicação, desenvolvendo soluções voltadas à otimização de processos, aumento de conversões e escalabilidade em marketing e vendas.

Também integra o painel Rafael Souza, fundador da TRION, consultoria especializada em automação de processos, dados e inteligência operacional. Com mais de oito anos de experiência, Souza auxilia empresas a reduzirem atividades manuais, eliminarem retrabalho e ampliarem a eficiência por meio da automação e do uso estratégico de dados.

Durante o encontro, empresas incubadas no hub de inovação do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP compartilharão experiências práticas sobre o uso de agentes de IA, evidenciando como a tecnologia vem remodelando processos, ampliando a eficiência e criando novas oportunidades de crescimento.

O Fecomércio-RS Debate ocorre periodicamente com o objetivo de reunir especialistas e empresários para discutir temas relevantes à economia e à sociedade, promovendo o intercâmbio de ideias e o fortalecimento do ambiente de negócios no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Últimas Notícias