
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira uma operação contra duas facções ligadas ao tráfico de drogas e a homicídios em Porto Alegre. A ofensiva, chamada de Espólio, cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e outros 33 de busca e apreensão. Doze pessoas foram presas.
As duas facções estariam disputando o comércio de drogas na Vila São Borja e no bairro Passo das Pedras. As ordens judiciais são cumpridas em Canoas, Cachoeirinha e Osório.
Dentre os alvos da operação, estão desde lideranças das organizações até indivíduos que são responsáveis pela execução de homicídios e prática de tráfico de entorpecentes.
Segundo os delegados Thiago Zaidan e Daniel Queiroz, titulares da 3ª e 5ª DPHPP, respectivamente, a investigação foi feita em conjunto pelas duas delegacias, pois os suspeitos participaram da articulação de atentados criminosos envolvendo áreas localizadas na Vila São Borja e no Passo das Pedras, que pertencem à área dos dois órgãos policiais.
As investigações, que duram pouco mais de um ano, responsabilizam os investigados pela prática de homicídios qualificados, tráfico de entorpecentes, além do delito de integração de organização criminosa, vez que parte da investigação tramita na Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa.
Dentre os fatos criminosos realizados, merece destaque o duplo homicídio consumado e duplo homicídio tentado, praticados, em 24 de abril de 2024, na Rua Senhor do Bom Fim, bairro Sarandi, por lideranças que são alvo da ação de hoje.
Fonte: Correio do Povo