
No início da tarde desta quinta-feira (17), Fabiano Daitx deixou, em comum acordo, o comando da equipe sub-20 masculina do Grêmio. O treinador conversou com Guaíba Esportes sobre a passagem no clube, reconheceu o baixo desempenho, que motivou a saída e disse entender a decisão da direção gremista.
“No futebol, o resultado é a principal avaliação do trabalho e os últimos resultados foram abaixo daquilo que esperávamos. Entendo perfeitamente (a decisão)”, explicou Daitx. Ainda de acordo com Maninho, o principal fator para o desempenho baixo no Brasileirão é a diretriz do clube para usar jogadores com idade menor do que a da categoria sub-20. “Para ter um exemplo, no jogo de ontem, o Cuiabá tinha seis ou sete jogadores de último ano, enquanto nós iniciamos o jogo três jogadores de idade de juvenil, o que dá mais de três anos de diferença. É muito difícil equilibrar a parte da experiência e física”, completou.
O anímico é outra questão destacada por Daitx. A moral baixo do time, motivada por maus resultados, fez com que pontos fossem perdidos durante o Brasileirão. “Depois que entramos em uma espiral de derrotas, a falta de confiança acabou pesando muito.”
Daitx comandava o Grêmio desde dezembro de 2024. No período, acumulou 35 jogos com 17 vitórias. Apesar disso, protagonizou campanha abaixo do esperado no Brasileirão, deixando o Grêmio na 17ª posição, dois pontos à frente do Internacional, primeiro time na zona do rebaixamento. Com uma rodada a disputar, o Tricolor encara o Vasco e precisa de uma vitória para assegurar a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time de Maninho saiu derrotado no clássico Gre-Nal de ida da final do Gauchão da categoria.