Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Fabiano Daitx reconhece baixo desempenho que motivou saída do comando do sub-20 do Grêmio

Foto: Angelo Pieretti/Grêmio

No início da tarde desta quinta-feira (17), Fabiano Daitx deixou, em comum acordo, o comando da equipe sub-20 masculina do Grêmio. O treinador conversou com Guaíba Esportes sobre a passagem no clube, reconheceu o baixo desempenho, que motivou a saída e disse entender a decisão da direção gremista. 

“No futebol, o resultado é a principal avaliação do trabalho e os últimos resultados foram abaixo daquilo que esperávamos. Entendo perfeitamente (a decisão)”, explicou Daitx. Ainda de acordo com Maninho, o principal fator para o desempenho baixo no Brasileirão é a diretriz do clube para usar jogadores com idade menor do que a da categoria sub-20. “Para ter um exemplo, no jogo de ontem, o Cuiabá tinha seis ou sete jogadores de último ano, enquanto nós iniciamos o jogo três jogadores de idade de juvenil, o que dá mais de três anos de diferença. É muito difícil equilibrar a parte da experiência e física”, completou.

O anímico é outra questão destacada por Daitx. A moral baixo do time, motivada por maus resultados, fez com que pontos fossem perdidos durante o Brasileirão. “Depois que entramos em uma espiral de derrotas, a falta de confiança acabou pesando muito.”

Daitx comandava o Grêmio desde dezembro de 2024. No período, acumulou 35 jogos com 17 vitórias. Apesar disso, protagonizou campanha abaixo do esperado no Brasileirão, deixando o Grêmio na 17ª posição, dois pontos à frente do Internacional, primeiro time na zona do rebaixamento. Com uma rodada a disputar, o Tricolor encara o Vasco e precisa de uma vitória para assegurar a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time de Maninho saiu derrotado no clássico Gre-Nal de ida da final do Gauchão da categoria. 

Últimas Notícias