Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Exposição “Naturezas desviantes” inaugura no Margs

Exposição “Giselle Beiguelman – Naturezas Desviantes” fica aberta à visitação de 13 de setembro a 30 de novembro | Foto: Giselle Beiguelman / Divulgação / CP

De 13 de setembro a 30 de novembro, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), será tomado por plantas vivas, espécies fictícias e imagens criadas por inteligência artificial (IA). É a exposição “Giselle Beiguelman – Naturezas Desviantes”, na qual a artista investiga como o preconceito se infiltra na linguagem científica, desmontando pactos invisíveis da sociedade e questionando o impacto ambiental das tecnologias digitais. A nova mostra abre à visitação a partir das 10h30 deste sábado, com entrada gratuita.

Com curadoria de Eder Chiodetto e ocupando as três pinacotecas principais do Museu, a mostra reúne instalações, vídeos e experiências participativas, como um ponto de coleta de lixo eletrônico que se incorpora à obra “Beleza corrosiva”. O projeto conta ainda com a participação do artista gaúcho Leo Caobelli, que cria paisagens, poemas e narrativas visuais a partir do material recolhido.

“Naturezas Desviantes” apresenta, de forma inédita e integrada, três trabalhos de Beiguelman já exibidos anteriormente em importantes instituições e eventos. “Botannica Tirannica” estreou no Museu Judaico de São Paulo (2022), seguindo para a Bienal de Karachi, no Paquistão (2022), o Museu Sartorio, em Trieste, na Itália (2023), e o Koffler Arts, em Toronto, Canadá (2024), além de outras cidades brasileiras. Já “Venenosas, Nocivas e Suspeitas” estreou na FIESP, em São Paulo (2025), e “Beleza Corrosiva”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo (2025).

Correio do Povo

Últimas Notícias