Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Exposição “Heroínas Tchecas” abre no Espaço Cultural do Correio do Povo

Bertha von Suttner foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel da Paz; imagem integra exposição Foto : Embaixada Tcheca / Divulgação / CP

Porto Alegre recebe no Espaço Memória e Cultura do jornal Correio do Povo (rua Caldas Júnior, 219), a partir desta quarta-feira, 29 de outubro, a exposição “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca”, uma realização do Consulado Geral da República Tcheca e parceiros.

Em formato de painéis, a exposição destaca 25 mulheres que marcaram a história tcheca e internacional. Entre as personalidades apresentadas estão Madeleine Albright, primeira mulher a se tornar secretária de Estado dos Estados Unidos, e Bertha von Suttner, escritora que se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1905. Além das heroínas, a mostra oportuniza que o visitante conheça diferentes regiões da República Tcheca a partir de imagens que evidenciam belezas naturais e arquitetônicas do país europeu.

A abertura oficial, para convidados, será às 11h e terá a presença de representantes da diplomacia tcheca, autoridades locais e estaduais, bem como do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, e do presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas. Para o público, a mostra pode ser visitada a partir das 13h.

A curadoria é assinada por Salus Loch, coordenador da Casa da Memória Unimed Federação/RS, que já havia conduzido a exposição “Gigantes da Cultura Tcheca” entre dezembro de 2024 e março de 2025, na Biblioteca Pública do Estado, atraindo mais de 12 mil visitantes.

A exposição “Heroínas Tchecas” foi criada em 2020 por meio de cooperação entre a Faculdade de Design e Arte Ladislav Sutnar da Universidade da Boêmia Ocidental em Pilsen (Sutnarka) e os Centros Tchecos. O projeto nasceu sob a iniciativa e mentoria da ilustradora, escritora e professora Renáta Fucíková, que dirige o Ateliê de Ilustração Didática da instituição.

A realização da exposição conta com parceria institucional da Embaixada Tcheca e do Consulado Honorário de Porto Alegre, além do apoio do Correio do Povo, Casa da Memória Unimed Federação/RS, Biblioteca Pública do Estado, Instituto Unimed/RS, Unicoopmed, Associações Tchecas do RS, AABPE e Associação dos Amigos do Instituto Estadual do Livro (Ligia Averbruck).

A mostra ficará em cartaz até o dia 28 de novembro, com entrada gratuita. A visitação poderá ser feita de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias