
Porto Alegre recebe no Espaço Memória e Cultura do jornal Correio do Povo (rua Caldas Júnior, 219), a partir desta quarta-feira, 29 de outubro, a exposição “Heroínas Tchecas: Grandes Mulheres da História e da Atualidade Tcheca”, uma realização do Consulado Geral da República Tcheca e parceiros.
Em formato de painéis, a exposição destaca 25 mulheres que marcaram a história tcheca e internacional. Entre as personalidades apresentadas estão Madeleine Albright, primeira mulher a se tornar secretária de Estado dos Estados Unidos, e Bertha von Suttner, escritora que se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1905. Além das heroínas, a mostra oportuniza que o visitante conheça diferentes regiões da República Tcheca a partir de imagens que evidenciam belezas naturais e arquitetônicas do país europeu.
A abertura oficial, para convidados, será às 11h e terá a presença de representantes da diplomacia tcheca, autoridades locais e estaduais, bem como do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, e do presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas. Para o público, a mostra pode ser visitada a partir das 13h.
A curadoria é assinada por Salus Loch, coordenador da Casa da Memória Unimed Federação/RS, que já havia conduzido a exposição “Gigantes da Cultura Tcheca” entre dezembro de 2024 e março de 2025, na Biblioteca Pública do Estado, atraindo mais de 12 mil visitantes.
A exposição “Heroínas Tchecas” foi criada em 2020 por meio de cooperação entre a Faculdade de Design e Arte Ladislav Sutnar da Universidade da Boêmia Ocidental em Pilsen (Sutnarka) e os Centros Tchecos. O projeto nasceu sob a iniciativa e mentoria da ilustradora, escritora e professora Renáta Fucíková, que dirige o Ateliê de Ilustração Didática da instituição.
A realização da exposição conta com parceria institucional da Embaixada Tcheca e do Consulado Honorário de Porto Alegre, além do apoio do Correio do Povo, Casa da Memória Unimed Federação/RS, Biblioteca Pública do Estado, Instituto Unimed/RS, Unicoopmed, Associações Tchecas do RS, AABPE e Associação dos Amigos do Instituto Estadual do Livro (Ligia Averbruck).
A mostra ficará em cartaz até o dia 28 de novembro, com entrada gratuita. A visitação poderá ser feita de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Fonte: Correio do Povo