Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

EXPOINTER 2025: Sict terá ações focadas em inovação, ciência e tecnologia para o agronegócio

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) marcará presença na 48ª Expointer, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A pasta terá uma programação especial relacionada ao Centro de Inteligência do Agronegócio, incluindo atividades do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, e um evento de certificação do programa Produtos Premium.

“Estar presente na Expointer é fundamental para reafirmarmos o papel da Sict como articuladora da inovação no agronegócio gaúcho. É nesse espaço que conseguimos mostrar, na prática, como políticas públicas na área de inovação, ciência e tecnologia se conectam à produção rural. Um exemplo disso é o Centro de Inteligência do Agronegócio, um hub estratégico para transformar dados em decisões, apoiar produtores e impulsionar a competitividade do setor”, destaca a titular da Sict, Simone Stülp.

A programação do Centro de Inteligência do Agronegócio acontecerá no estande do governo do Estado na Expointer e será concentrada nos dias 5 e 6 de setembro, com início às 10h e final previsto para 17h.  Entre os destaques do dia 5, estão os painéis “Azeites de Oliva do Rio Grande do Sul”, às 12h; “Living Labs no Agro: Inovação Colaborativa e Conexões Globais”, às 13h30; “Selo Cordeiro Premium Gaúcho: Organização da Cadeia, Qualidade e Valor Agregado”, às 15h; e “Certificação e Valorização da Lã Gaúcha: Rumo ao Selo Premium”, às 15h30. Já no dia 6, a Sict estará no painel “Inovação Agrícola 4.0: Tecnologias e Impactos Sustentáveis”, às 11h.

DEBATE 

O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática realizará duas atividades durante a Expointer 2025, ambas no dia 5 de setembro.  Às 14h, na arena do estande do governo do Estado, haverá uma roda de conversa sobre o papel da ciência no processo de construção de resiliência no agronegócio gaúcho, com a participação da titular da Sict, Simone Stülp, do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Elvio Giasson, do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jean Minella, e da assessora técnica do Comitê Científico, Alexandra Passuello.

Às 16h, no auditório do estande do governo, ocorrerá a sétima reunião extraordinária do Comitê Científico, com foco no Centro de Inteligência do Agronegócio. Além da secretária Simone, estarão presentes o secretário adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves, o secretário executivo do Comitê, Joel Goldenfum, e a diretora de Ambientes de Inovação da Sict, Andréia Dullius.

A Sict entregará, na Expointer, os diplomas do Selo Produto Premium – Origem e Qualidade RS a 28 azeites de oliva extravirgem de 14 marcas gaúchas reconhecidos pela safra 2025.  A cerimônia ocorrerá na segunda-feira (1º), às 17h30, na Casa Ibraoliva Sescon RS, acompanhada de coquetel de degustação de azeites, carne ovina e cachaças premium. Também serão certificados os novos parceiros do Selo Cordeiro Premium Gaúcho.

Últimas Notícias