
O estande do Sistema FIERGS na 48ª Expointer será a casa do programa Indústria do Amanhã, nesta quinta-feira, 4. Abordando temas como robótica, inteligência artificial e inovação no campo, a agenda de painéis começará às 13h, apresentando o Center for Embedded Devices and Research in Digital Agriculture (Cedra), resultado da parceria entre a entidade e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e voltado ao desenvolvimento de tecnologias inéditas para o agronegócio.
O Indústria do Amanhã, uma iniciativa do Sistema FIERGS com o Instituto Caldeira, busca promover transformações profundas no setor industrial por meio da capacitação de mil jovens, além de 500 educadores e gestores. Ao menos 50 indústrias devem implementar inovação aberta e 150 startups se conectarão a oportunidades do ramo. No total, em 100 eventos, 5 mil jovens e 5 mil empresas terão oportunidade de conhecer mais sobre processos ligados à inovação.
Abrindo a programação, às 13h, o painel “Raízes para o amanhã: competências para agricultura digital”, com as empresas Falker e Novus, destacará o Cedra, focado na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias (deep tech) para o fortalecimento da agroindústria brasileira. “O Cedra busca, a partir da geração de tecnologias, conseguir com que a indústria brasileira seja protagonista em inovação, especialmente o setor do agronegócio, que é tão importante no nosso PIB”, destaca a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta.
Na sequência, às 14h, o engenheiro de qualidade da John Deere, Claiton Barbosa, e a líder da equipe de robótica Indústria do Amanhã, Lulu da Robótica, apresentarão a robótica como caminho para o futuro. As startups OnAgro e Grazing apresentarão seus cases e compartilharão suas experiencias no agronegócio, às 15h. Conhecida por oferecer um sistema completo de coleta de dados climáticos, a OnAgro visa auxiliar a tomada de decisões estratégicas no agronegócio. Já a Grazing é responsável por maximizar o aproveitamento das pastagens, contribuindo para a alta produtividade dos rebanhos bovinos de corte e leite, ovinos e equinos.
Às 16h, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e as empresas Unifertil e Stihl abordarão os impactos da inteligência artificial no campo. No encerramento, às 18h, dirigentes do Sistema FIERGS e do Instituto Caldeira trazem uma análise sobre o cenário da tecnologia na indústria e no agronegócio.