Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

EXPOINTER 2025: Da inteligência artificial à robótica será destaque no estande do Sistema FIERGS

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Expointer-31-08-35-scaled.jpg

O estande do Sistema FIERGS na 48ª Expointer será a casa do programa Indústria do Amanhã, nesta quinta-feira, 4. Abordando temas como robótica, inteligência artificial e inovação no campo, a agenda de painéis começará às 13h, apresentando o Center for Embedded Devices and Research in Digital Agriculture (Cedra), resultado da parceria entre a entidade e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e voltado ao desenvolvimento de tecnologias inéditas para o agronegócio.

O Indústria do Amanhã, uma iniciativa do Sistema FIERGS com o Instituto Caldeira, busca promover transformações profundas no setor industrial por meio da capacitação de mil jovens, além de 500 educadores e gestores. Ao menos 50 indústrias devem implementar inovação aberta e 150 startups se conectarão a oportunidades do ramo. No total, em 100 eventos, 5 mil jovens e 5 mil empresas terão oportunidade de conhecer mais sobre processos ligados à inovação.

Abrindo a programação, às 13h, o painel “Raízes para o amanhã: competências para agricultura digital”, com as empresas Falker e Novus, destacará o Cedra, focado na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias (deep tech) para o fortalecimento da agroindústria brasileira. “O Cedra busca, a partir da geração de tecnologias, conseguir com que a indústria brasileira seja protagonista em inovação, especialmente o setor do agronegócio, que é tão importante no nosso PIB”, destaca a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta.

Na sequência, às 14h, o engenheiro de qualidade da John Deere, Claiton Barbosa, e a líder da equipe de robótica Indústria do Amanhã, Lulu da Robótica, apresentarão a robótica como caminho para o futuro. As startups OnAgro e Grazing apresentarão seus cases e compartilharão suas experiencias no agronegócio, às 15h. Conhecida por oferecer um sistema completo de coleta de dados climáticos, a OnAgro visa auxiliar a tomada de decisões estratégicas no agronegócio. Já a Grazing é responsável por maximizar o aproveitamento das pastagens, contribuindo para a alta produtividade dos rebanhos bovinos de corte e leite, ovinos e equinos.

Às 16h, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e as empresas Unifertil e Stihl abordarão os impactos da inteligência artificial no campo. No encerramento, às 18h, dirigentes do Sistema FIERGS e do Instituto Caldeira trazem uma análise sobre o cenário da tecnologia na indústria e no agronegócio.

Últimas Notícias