
Um conjunto de 26 empresas brasileiras, sendo 17 do Rio Grande do Sul, participa na quarta, 3, e quinta-feira, 4, de rodadas de negócios internacionais no estande do Sistema FIERGS, na Expointer. A iniciativa do programa Exporta Mais Brasil é realizada pela Apex Brasil, em parceria com Sistema FIERGS, Sebrae, Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq-RS).
O objetivo é conectar exportadores nacionais com nove compradores internacionais do setor de máquinas e implementos agrícolas: Colômbia (3), Angola, África do Sul, Índia (2), Indonésia e Uruguai. Na quarta-feira, acontecem dois rounds de negociações: das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30. Na quinta-feira, o terceiro round ocorre das 10h às 13h.
Também na quinta-feira, acontece a palestra “Ecossistemas de apoio aos negócios internacionais Máquinas e Equipamentos”, das 14h às 16h, na casa do Simers. O evento contará com a participação de Gabriel Isaacsson, representante regional da Apex Brasil, Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS, e Luciano D’Andrea, gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS.
“O grande objetivo dessa iniciativa é promover as exportações do setor de máquinas e implementos agrícolas do Rio Grande do Sul e do Brasil, através da aproximação com importadores de diferentes países”, destaca D’Andrea. No contexto das tarifas impostas pelo governo americano aos produtos brasileiros, a iniciativa ganha relevância estratégica ao promover a diversificação de mercados.