
“Identificamos gargalos, reorganizamos os fluxos de trabalho e aumentamos significativamente a produtividade.” A afirmação da sócia-proprietária e diretora comercial da Eletiva Marcenaria Boutique, Cassiane Ebone, resume os resultados alcançados pela fábrica de móveis sob medida após receber consultoria do Brasil Mais Produtivo (B+P). O programa oferece oportunidade para micro, pequenas e médias empresas aumentarem sua produtividade, reduzirem custos operacionais e impulsionarem o faturamento.
Para aproximar esses resultados do setor produtivo gaúcho, o Sistema FIERGS, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza nesta terça-feira, 2, às 14h, um evento no estande do Sistema FIERGS, na Expointer. Com o apoio do Senai-RS, as empresas têm acesso a consultorias especializadas e programas de aperfeiçoamento profissional que transformam a rotina industrial, reduzindo desperdícios, aumentando a eficiência e elevando a competitividade. No Rio Grande do Sul, já foram realizadas 395 consultorias em manufatura enxuta e eficiência energética, e outras 492 estão atualmente em andamento.
No caso da Eletiva Marcenaria Boutique, de Marau, as melhorias incluíram ajustes no layout da produção, no posicionamento dos postos de trabalho e no engajamento da equipe, transformações que aceleraram o ritmo da empresa e proporcionaram novos resultados, de acordo com os gestores.
Segundo Cassiane, com auxílio do Senai, foi possível identificar gargalos e reorganizar processos de forma prática. “Uma das grandes melhorias que implementamos foi o posicionamento dos postos de trabalho dos marceneiros dentro da empresa. Isso facilitou o fluxo até as máquinas e o acesso às ferramentas, resultando em mais produtividade e menor tempo de serviço”, explica a empresária.
O evento é uma oportunidade para conhecer os benefícios do programa e cases de sucesso de empresas que transformaram seus resultados com o apoio do Brasil Mais Produtivo. O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Senai, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).