
Encontrar uma forma de valorizar a lã gaúcha foi o tema de um painel promovido nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) no Centro de Inteligência do Agro, no Pavilhão Internacional da Expointer 2025. Durante o evento, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) oficializou um pedido para a inclusão da lã gaúcha como um dos produtos premium do Rio Grande do Sul.
De acordo com o secretário adjunto da Sict, Mário Augusto, a lã já ajudou a carregar a história econômica do Estado por muitas décadas e pode ser essencial para o futuro do RS. A ação contou ainda com a participação do presidente da Arco, Edemundo Ferreira Gressler, e da coordenadora do Programa Produtos Premium da Sict, Suzana Sperry.
“A verdade é que houve uma desvalorização do produto. Hoje estamos assumindo o compromisso com a Arco de incluir a lã da ovinocultura como um produto premium do RS com selo de origem e qualidade. É uma estratégia de mercado que vai incluir também as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Rural, além da InvestRS. Queremos redesenhar a cadeia da ovinocultura agregando esse olhar de inovação”, falou.
O secretário destacou ainda que há mercado para o consumo da lã gaúcha. “Hoje, esse produto já está saindo de alguma forma do RS, principalmente pelo Uruguai. Precisamos de um olhar de mercado, a partir dessa parceria com a Arco. Queremos que aquele estilista de São Paulo, por exemplo, que hoje busca a lã gaúcha na Europa, compre direto aqui do RS”, completou Mário Augusto.
Fonte: Correio do Povo