
Na vitrine da principal feira de agronegócio da América Latina, a agroindústria é responsável por 45% das vendas externas totais do Rio Grande do Sul, o equivalente a US$ 10 bilhões, segundo levantamento do Sistema FIERGS. O setor reúne ainda 13,8 mil estabelecimentos e gera 294,2 mil empregos no estado.
Estudo especial da FIERGS mostra também que os produtores gaúchos são impactados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Do total exportado pela agroindústria do RS, US$ 833,8 milhões (8,4%) têm como destino o mercado norte-americano. Entre os segmentos mais expostos estão produtos de madeira, que destinam 30,1% das exportações ao país e empregam 16,1 mil trabalhadores; artigos de couro e calçados, com 26,2% de participação e 57,1 mil vínculos; móveis de madeira, com 18,3%; e celulose, papel e derivados, com 14%.
Nesta quinta-feira, 4, às 17h, o Sistema FIERGS lança o Observatório da Agroindústria, plataforma que reúne em tempo real esses e outros dados sobre produção, empregos, exportações, arrecadação de ICMS e desempenho do setor. O evento ocorre no estande institucional da federação, na área de máquinas e equipamentos, ao lado do Simers.