Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Expoagas 2025 começa nesta terça na Fiergs

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Expoagas-scaled.jpg

A Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados inicia nesta terça-feira, 19, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com a previsão de movimentar R$ 768 milhões em negócios e reunir mais de 65 mil lideranças, gestores e colaboradores dos segmentos do varejo, da indústria, do canal distribuidor, do setor primário. O evento, que termina na quinta-feira, 21 de agosto, é promovida há mais de quatro décadas – e desde 2001 nos pavilhões da Fiergs –, e será a maior já realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados, com duas novas áreas de exposição, que possibilitarão a 76 pequenas e médias empresas, majoritariamente gaúchas, a exposição de produtos, equipamentos e serviços para os visitantes.

Ao todo, com os novos espaços, 572 expositores estão confirmados. No ano passado, a AGAS formalizou pedido à Federação das Indústrias do RS para que os pavilhões fossem ampliados, aumentando a capacidade de exposição, mas as enchentes atrasaram a possibilidade dessa majoração da área de estandes.vCom 30 estandes, a primeira área nova aproveitará uma estrutura de lona construída no estacionamento do Centro de Eventos, que será passagem obrigatória para acessar a feira a partir de um túnel construído com tecnologia led.

O segundo espaço terá expositores de inovação e soluções disruptivas para supermercados, congregando startups e empresas de TI em uma seção batizada de “Espaço Summit”, com mais 40 expositores. Entre as empresas presentes com estandes na feira, a maioria – cerca de 76% – é novamente de gaúchas. Mais uma vez, além do pavilhão principal, a AGAS preparou estandes menores, de 4m² e 9m², com preços e condições de pagamento diferenciadas, para que pequenas e médias empresas participem como expositoras da Expoagas.

Outras novidades de 2025 estão ligadas aos sorteios promovidos pela AGAS para alavancar negócios no evento. Neste ano, a cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores, os visitantes ganharão um cupom para concorrer a seis notebooks e uma van Citroen Jumpy, que será sorteada ao final da mostra. A promoção, mais uma vez, tem a chancela e utilizará o sistema da Nota Fiscal Gaúcha.

Durante a Expoagas 2025, a AGAS prestará uma homenagem ainda a nove empresas expositoras que estiveram na feira em sua edição inaugural, em 1983, e continuam ativas. São elas Frigorífico Excelsior, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Cooperativa Vinícola Aurora, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar. “Essas companhias simbolizam a superação que celebramos no ano passado, por sua trajetória vencedora e de apoio ao nosso evento”, justifica Longo. A homenagem será outorgada antes da primeira palestra da Expoagas 2025, na manhã do dia 19 de agosto.

PALESTRAS 

Na 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados, uma série de programações, palestras e seminários paralelos à feira de negócios vão garantir conhecimento e trocas de boas práticas aos participantes. Destaques do evento, os jovens e as mulheres supermercadistas terão programações especiais durante a Expoagas 2025. Referência para o movimento de sucessores varejistas do Brasil, o AGAS Jovem, núcleo da entidade que congrega mais de 380 jovens do setor, promoverá a terceira edição do Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas (Enajos), em uma programação que terá início na sexta-feira (15) e culminará com a programação AGAS Jovem da Expoagas, em palestra com o ex-VP de Marketing do McDonald`s, João Branco, na terça-feira (19).

Últimas Notícias