
Depois de mobilizar milhares de profissionais em um movimento que simbolizou a superação de empresas e pessoas em sua última edição, após as enchentes no ano passado, a Expoagas 2025 – 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados reunirá mais de 65 mil lideranças, gestores e colaboradores dos segmentos do varejo, da indústria, do canal distribuidor, do setor primário e da imprensa, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, entre os dias 19 e 21 de agosto, para uma programação que contemplará negócios, networking, aprendizado e integração entre os elos da cadeia. A feira deverá movimentar R$ 768 milhões de negócios em seus três dias, e as inscrições já estão abertas no site da entidade (www.agas.com.br).
Promovida há mais de quatro décadas – e desde 2001 nos pavilhões da Fiergs –, a Expoagas 2025 será a maior já realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados, com o advento de duas novas áreas de exposição, que possibilitarão a 76 pequenas e médias empresas, majoritariamente gaúchas, a exposição de produtos, equipamentos e serviços para os visitantes.
Ao todo, com os novos espaços, 572 expositores estão confirmados. No ano passado, a AGAS formalizou pedido à Federação das Indústrias do RS para que os pavilhões fossem ampliados, aumentando a capacidade de exposição, mas as enchentes atrasaram a possibilidade dessa majoração da área de estandes.
“Ainda confiamos que a Fiergs fará esta ampliação em breve, já que na prática serão mais indústrias gaúchas levando seus produtos a todo o Brasil em nossa feira. Neste ano, era imperioso que criássemos novas oportunidades, por isso montamos estandes anexos à secretaria do evento e no foyer do teatro”, explica o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo.
Com 30 estandes, a primeira área nova aproveitará uma estrutura de lona construída no estacionamento do Centro de Eventos, que será passagem obrigatória para acessar a feira a partir de um túnel construído com tecnologia led. O segundo espaço terá expositores de inovação e soluções disruptivas para supermercados, congregando startups e empresas de TI em uma seção batizada de “Espaço Summit”, com mais 40 expositores. Entre as empresas presentes com estandes na feira, a maioria – cerca de 76% – é novamente de gaúchas. Mais uma vez, além do pavilhão principal, a AGAS preparou estandes menores, de 4m² e 9m², com preços e condições de pagamento diferenciadas, para que pequenas e médias empresas participem como expositoras da Expoagas.
SORTEIOS
Outras novidades de 2025 estão ligadas aos sorteios promovidos pela AGAS para alavancar negócios no evento. Neste ano, a cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores, os visitantes ganharão um cupom para concorrer a seis notebooks e uma van Citroen Jumpy, que será sorteada ao final da mostra. A promoção, mais uma vez, tem a chancela e utilizará o sistema da Nota Fiscal Gaúcha.
“Sempre fomos entusiastas deste projeto e acreditamos que o CPF na nota é garantidor da cidadania fiscal. Para nós, estes sorteios em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda têm uma simbologia muito importante”, observa Longo.
Além disso, a entidade sorteará três celulares iPhone entre os varejistas que conhecerem o Espaço Summit, estimulando a visitação aos novos expositores.
“A ideia é reafirmarmos a Expoagas como um evento essencialmente de negócios, possibilitando que pequenas, médias e grandes empresas disputem em condições de igualdade os clientes. Ao todo, mais de 800 novos produtos serão apresentados na feira”, destaca Longo.
JANTAR
Reconhecido palco de reivindicações do setor, o jantar de abertura da Expoagas 2025 ocorrerá na noite de 18 de agosto, véspera do início da feira, na Casa NTX, na Capital. Entre as pautas mais latentes do setor, estão a possibilidade de comercialização de medicamentos isentos de prescrição médica em supermercados, a redução de impostos sobre itens de consumo básico das famílias gaúchas e a busca por melhores condições ante as operadoras de tíquete-alimentação.
“Temos construído uma relação de diálogo com os governos, sobretudo no âmbito estadual. O Governo do Estado sabe que o setor de supermercados é um aliado na construção de soluções para toda a economia, e que pensamos acima de tudo no aumento do poder de compra para o consumidor final. Por isso, quando fazemos reivindicações, temos a convicção de que serão ponderadas”, afirma o dirigente da AGAS.
Também na noite de 18 de agosto, a AGAS promoverá a doação do saldo restante do projeto Ajuda Sul, criado pela entidade para colaborar na retomada do RS após as enchentes de 2024, ao Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre.
“Foram mais de R$ 2 milhões investidos na construção de casas, distribuição de vale-compras, aquisição de um drone de última geração para a polícia utilizar em resgates e distribuição de marmitas, cestas básicas e mantas. Agora, a AGAS doará o saldo restante deste projeto, que é da ordem de R$ 197 mil, ao hospital que mais salva vidas diariamente em nossa Capital”, explica Longo.
Durante a Expoagas 2025, a AGAS prestará uma homenagem ainda a nove empresas expositoras que estiveram na feira em sua edição inaugural, em 1983, e continuam ativas. São elas Frigorífico Excelsior, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Cooperativa Vinícola Aurora, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar. “Essas companhias simbolizam a superação que celebramos no ano passado, por sua trajetória vencedora e de apoio ao nosso evento”, justifica Longo. A homenagem será outorgada antes da primeira palestra da Expoagas 2025, na manhã do dia 19 de agosto.
PALESTRAS
Na 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados, uma série de programações, palestras e seminários paralelos à feira de negócios vão garantir conhecimento e trocas de boas práticas aos participantes. Destaques do evento, os jovens e as mulheres supermercadistas terão programações especiais durante a Expoagas 2025. Referência para o movimento de sucessores varejistas do Brasil, o AGAS Jovem, núcleo da entidade que congrega mais de 380 jovens do setor, promoverá a terceira edição do Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas (Enajos), em uma programação que terá início na sexta-feira (15) e culminará com a programação AGAS Jovem da Expoagas, em palestra com o ex-VP de Marketing do McDonald`s, João Branco, na terça-feira (19).