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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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EXPOAGAS 2025: Panfácil estreia no segmento de massas

O Grupo Estrela, dono da marca Panfácil, que tem quase 60 anos de história e sede em Canoas e reconhecido por suas farinhas e pães congelados, apresenta na Expoagas 2025, novas linhas de produtos e novos mercados. O primeiro é a entrada no segmento de massas secas, com uma linha que atende à demanda do varejo e dos consumidores acostumados à qualidade das farinhas Panfácil. Outra novidade vem da parceria com a espanhola Europastry, um dos maiores fabricantes mundiais de panificação congelada.

Com novos produtos, a empresa reforça sua atuação nos supermercados e inicia sua atuação em Food Service, com itens como donuts e croissants prontos e congelados para minimercados, padarias, cafeterias, lojas de conveniência e hotéis. Os lançamentos poderão ser conferidos no estande da Panfácil, durante a Expoagas 2025, que ocorre até quinta-feira, 21, na FIERGS, em Porto Alegre.

“Entramos no mercado de massas secas para consolidar a marca, oferecer nesse segmento nossa qualidade de produtos e serviços e aumentar a capilaridade da distribuição de nossas farinhas junto aos clientes de todos os portes”, aponta o diretor comercial do Moinho Estrela, Eduardo Pretto. Segundo ele, a decisão de lançar essa nova linha de massas é madura e naturalmente conectada à produção da matéria-prima, que é o negócio do Moinho Estrela. “Trata-se de um mercado que já é bem conhecido no nosso dia a dia. O varejo alimentar de comodities, como as farinhas, onde atuamos há quase 60 anos, o que nos assegura conhecimento e a confiança do consumidor”, complementa.

São quatro tipos de Massa Panfácil: espaguete, parafuso, penne e rigatone. Elas já começaram a chegar ao mercado e o objetivo é vender para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que já compram as farinhas da marca. “Começamos a prospecção em julho deste ano e a receptividade tem sido excelente. Elogios ao produto, à embalagem, à ideia de ter mais uma marca forte nesse segmento tão importante”, observa o diretor, salientando que o diferencial é justamente a qualidade da farinha que é usada na produção. “A força da nossa marca e a qualidade do serviço da Panfácil para abastecer os clientes estão na massa também”, pondera.

NOVIDADES

Já a aliança com a Europastry acrescenta novos sabores e receitas à panificação congelada da Panfácil. A empresa já está consolidada no mercado, especialmente para atender o varejo supermercadista. Com a parceria, adiciona uma nova área de atuação à empresa: o Food Service, com lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, cafés e hotéis, que podem adquirir os produtos já prontos congelados, com a facilidade e a praticidade para o ponto de venda.

A Europastry é um dos maiores fabricantes mundiais de panificação congelada, com 28 fábricas em 19 países e mais de 4 mil itens em seu portfólio. A empresa é reconhecida globalmente por produtos de alta qualidade, por enormes investimentos em P&D e por procurar, sempre que possível, utilizar ingredientes orgânicos, biodinâmicos e green label em sua produção. “Eles enxergam o Brasil como um enorme potencial mercado consumidor, onde agora eles estão entrando mais formalmente”, observa Bernardo Pretto, diretor comercial da Panfácil.

A aproximação entre as marcas iniciou em 2023 e os produtos começaram a chegar ao País no início deste ano. “Os itens da Europastry complementam muito bem a nossa linha, que já é formada por 70 diferentes produtos. E a cultura das empresas têm muita sinergia”, conta Bernardo. “Seremos distribuidores exclusivos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas e aproximação vai além da questão comercial, já que estamos conectados também no desenvolvimento de produtos e soluções para o setor”, revela. Para a Europastry, a parceria também é fundamental.

“O Brasil se trasformou em um mercado prioritário para o crescimento da Eurpastry na América Latina, ao lado do México. Nesse sentido, nossa aliança com a Panfácil é um passo muito importante dentro do planejamento estratégico de nossa companhia no mercado local”, reconhece Bertrand Laffont, diretor da Europastry para a América Latina.

Por enquanto, a iniciativa envolve a distribuição de cinco sabores de Dots (donuts), quatro tipos de croissants, folhado de chocolate, muffin e pão ciabata assado congelado. “São ‘leves’, saborosos sem serem ‘muito doces’, têm um visual que chama muito a atenção e já vêm agradando a todos paladares”, comenta Bernardo, indicando que os novos produtos já conquistaram uma fatia interessante do mercado. “Estamos em algumas das principais redes de varejo da região”, antecipa o diretor comercial da Panfácil.

A expansão, com novos produtos e a parceria, marca também uma importante retomada da empresa, que foi uma das atingidas pela enchente de 2024. É um momento de recuperação e crescimento. O faturamento do grupo em 2025 deve ultrapassar a marca de R$ 600 milhões. “Projetamos um crescimento de mais de 50% na operação de congelados e de pelo menos 20% em farinhas e massas secas”, estima Bernardo.

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