Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

EXPOAGAS 2025: Neugebauer lança novo sabor 

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Expo-2025.jpeg

A Neugebauer estará presente na 42ª Expoagas. Há mais de 10 anos com estande na Feira da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), nesta edição a tradicional fábrica gaúcha de chocolates levará para o evento novidades em seu amplo portfólio. A feira ocorre até o dia 21, das 12h às 20h, no Centro de Eventos FIERGS.

Posicionada logo na entrada do pavilhão (local: 10) da Expoagas, maior feira do setor supermercadista do Cone Sul, a Neugebauer apresentará seus tradicionais produtos e novidades. Neugebauer lança na Expoagas um novo sabor da linha 1891. O supreme chocolate ao leite com avelã. O estande apresentará também Nóig 70g, Nóig Bombons recheados, Amor Carioca Go 40g (Ao Leite e Branco) e Pouch, Amor Carioca Duo, Napolitano Go 40g e Pouch, 1891 Collection, entre tantos outros produtos. Sinônimo de doce de leite e tradicional na mesa dos gaúchos, Mu-Mu, Top of Mind RS pela nona vez consecutiva em 2025 e Love Brands, também estará no espaço.

“A Expoagas é o evento de maior impacto no nosso negócio, pois ocorre na região na qual estamos situados e nosso principal mercado. Além disso, oferece repercussão regional, nacional e internacional, possibilitando geração de negócios. Nos oportuniza tanto o relacionamento próximo com clientes já de longa data, como contatos para a abertura de portas, prospecção de novos clientes e o desenvolvimento de projetos”, afirma o presidente da Neugebauer, Ricardo Vontobel. A expectativa para a edição 2025, segundo o presidente, é apresentar um portfólio “repleto de novidades a potenciais parceiros” e com isso levar o sabor de Neugebauer a mais pessoas.

Com grande estrutura, a Expoagas proporciona ótimas oportunidades para fornecedores e supermercadistas, se destacando no fomento de negócios e oportunidades. A edição 2024 encerrou com 63 mil visitantes de 7,2 mil empresas varejistas e com 496 expositores, rendendo quase R$ 704 milhões de negócios nos três dias de evento.

Últimas Notícias