Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

EXPOAGAS 2025: Coca-Cola FEMSA Brasil leva novidades à feira

A Coca-Cola FEMSA Brasil, uma das maiores fabricantes do sistema Coca-Cola no mundo em volume de vendas, participa da Expoagas 2025, uma das maiores feiras supermercadistas do Sul, que acontece até 21 de agosto, quinta-feira, no Centro de Eventos Fiergs. A companhia contará com um espaço na Área VIP, onde irá discutir estratégias e estreitar a agenda de geração de valor com os varejistas, além de realizar rodadas de negócio apresentando a força e novidades do portfólio.

A participação da empresa reforça o compromisso com o varejo e supermercadistas gaúchos, que contaram com o apoio da Coca-Cola FEMSA Brasil na retomada dos negócios atingidos pela enchente que afetou diversas regiões do Estado no ano passado, enquanto a companhia reconstruía sua fábrica, também duramente atingida pelas cheias.

Em seu espaço posicionado na área VIP, a empresa apresenta o portfólio completo, com destaque para o lançamento da nova cerveja Cerpa Premium, além das novas embalagens do guaraná Charrua, marca regional que passará a contar com opções em latas 220ml e garrafas de vidro retornáveis de 290ml. Outra novidade é a aguardada collab entre Coca-Cola e Star Wars, com uma edição limitada que chega ao Brasil com personagens da saga estampados nas embalagens das latas e garrafas da marca. Na linha de isotônicos, Powerade acaba de ganhar novo sabor. Powerade Sour Maçã Verde é uma edição limitada com sabor intenso e que acaba de entrar para o portfólio.

PARCERIA

Segundo o diretor comercial Key Account da Coca-Cola FEMSA Brasil, Guilherme Façanha, a presença na Expoagas é estratégica para fortalecer os laços com os principais varejistas do Sul e prospectar novas oportunidades de parcerias. “Nossa participação na feira deste ano reforça nosso compromisso com os supermercadistas gaúchos. Estivemos ao lado dos nossos parceiros enquanto reconstruíamos a nossa operação em Porto Alegre. A Expoagas é um momento importante onde podemos encontrar e estreitar nossos laços com nossos principais parceiros comerciais da região”, destaca.

Na Expoagas do ano passado, a empresa participou em um momento de muita resiliência, ainda com a fábrica em reconstrução, quando recebeu um apoio importante de todos os seus colaboradores e fez questão de manter todos os empregos da unidade de Porto Alegre. “Nossa participação na edição do último ano da feira foi marcante pelo momento que passávamos e superávamos. Apoiamos os varejistas afetados, assim como nos esforçamos para manter e apoiar todos os nossos colaboradores. Foi muito importante estarmos juntos da AGAS e dos nossos clientes naquele momento tão difícil para todos”, finaliza Façanha.

A 42ª edição do evento conta com o tema “Tá na vida, tá no Super, tá na Expoagas”. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), a feira deve gerar mais de R$ 768 milhões em negócios. Está prevista a presença de 65 mil pessoas no evento, com a participação de lideranças, gestores e colaboradores do varejo, indústria, canal distribuidor, setor primário e imprensa. Serão três dias de programação voltada a negócios, networking, capacitação e integração entre todos os elos da cadeia.

Últimas Notícias