Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Ex-Inter pode render valor milionário ao clube

O Atlético de Madrid está negociando com o Real Bétis a contratação de Johnny, ex-jogador do Internacional. O atleta integrou o colorado durante cinco temporadas e atua pelo time de Sevilla desde janeiro de 2024, sendo um dos destaques da equipe. O time da capital espanhola ofereceu cerca de 30 milhões de euros, pelo passe do atleta, mas o Bétis deseja vendê-lo por, pelo menos, 40 milhões de euros.

Com o fim da participação do Atleti na Copa do Mundo de Clubes, a negociação será retomada entre as partes. O Internacional acompanha o desfecho das negociações, pois tem direito à 20% da Mais-Valia (diferença do lucro), do valor acordado entre os clubes espanhóis.

Johnny foi vendido pelo Internacional ao Bétis, em dezembro de 2023, por 6 milhões de euros de forma definitiva e mais 2 milhões de euros em gatilhos por produtividade no futebol espanhol. Porém, o Inter manteve 20% da mais-valia de uma venda futura.

Desde que chegou ao Bétis, o volante se tornou um peça fundamental na equipe comandada por Manuel Pellegrini. Em fevereiro, a diretoria do clube espanhol renovou o contrato do volante que vai até junho de 2030. Na temporada 2024/25, o time espanhol terminou no G-6 do campeonato espanhol e foi vice-campeão da Liga da Conferencia da Uefa.

Últimas Notícias