Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Evento chega para temperar o ecossistema da gastronomia gaúcha

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Gastronomia-scaled.jpg

Pela primeira vez na história, Porto Alegre recebe um evento inédito que une conhecimento, gestão e sabor em um só local, reunindo grandes nomes deste universo afetivo, sensorial e cultural que é a gastronomia. Nos dias 10 e 11 de novembro, no Teatro Unisinos (Escola de Saúde e Escola da Indústria Criativa), acontece o Origem & Conexões Summit 2025, uma imersão completa para quem vive o universo da gastronomia da produção à mesa. A proposta nasce para conectar, inspirar e impulsionar a cadeia produtiva do setor, promovendo sua evolução e crescimento sustentável.

Ao invés de uma cozinha, um palco multiuso vai servir de caldeirão para a troca de ideias que serão compartilhadas e debatidas por quem vive a gastronomia no dia a dia, seja no campo, seja na gestão do negócio. Esta receita bem acabada e transformadora pode ser degustada na prática por chefs, gestores de restaurantes, especialistas, pesquisadores, produtores e estudantes conectados pelo desejo de compreender os rumos, desafios e oportunidades do setor gastronômico daqui para a frente.

Idealizado pelos empreendedores Leonardo Prade e Daniela Salvador, da Plen’D Marketing, em correalização com o Sebrae RS e a Unisinos, o encontro mescla conhecimento, conexões e tendências em uma verdadeira imersão de dois dias de palestras, painéis, oficinas e experiências exclusivas para tirar os participantes da zona de conforto. A proposta é provocar reflexões, inspirar novas práticas e estimular ações concretas que ajudem a repensar, reinventar o presente e projetar o futuro da gastronomia gaúcha.

Para Leonardo Prade, o Origem & Conexões Summit 2025 nasce para ser um divisor de águas. “Mais do que apresentar conteúdo, queremos provocar movimento. Cada palestra, cada painel e cada troca de experiência foram pensados para estimular novas formas de pensar e agir, fortalecendo toda a cadeia produtiva da gastronomia. É um chamado à ação, para que possamos juntos transformar o setor em um ecossistema ainda mais inovador, colaborativo e sustentável”.

O mesmo pensamento é compartilhado por Daniela. “A gastronomia vai muito além do prato – ela é cultura, identidade e afeto. Pensamos neste evento para valorizar quem faz a gastronomia acontecer todos os dias — do produtor que planta ao chef que cria, do gestor que empreende ao estudante que sonha. Queremos oferecer um espaço de inspiração e de conexões reais, onde as pessoas se sintam parte de uma comunidade que cresce e evolui unida. Esse é o nosso maior propósito”.

O público terá acesso a conteúdos práticos, histórias de sucesso e insights estratégicos, vivenciando um espaço que une aprendizado, networking e valorização da identidade local. Além de uma programação intensa, o Origem & Conexões Summit 2025 já confirma nomes de peso que vão enriquecer o debate, como Helena Rizzo, chef do Maní (SP), estrela Michelin e apresentadora do MasterChef; Carla Tellini, CEO do Grupo Press, Arika Messa, chef da Cozinha sustentável e ingredientes regionais e Rodrigo Bellora, chef criador da Cozinha de Natureza na Serra Gaúcha, que juntos forma um trio entre o nacional, o empresarial e o regional. Outras personalidades do setor também estão confirmadas e serão anunciadas em breve, reforçando a diversidade e a profundidade do conteúdo que o evento vai oferecer.

Leonardo e Daniela lançam o evento já pensando na sua continuidade, com a meta de consolidá-lo como o principal ponto de encontro da gastronomia no Rio Grande do Sul e referência no Brasil. A promoção conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel RS) e do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), entidades que representam a força e a união do setor.

Lançamento oficial

O lançamento do Origem & Conexões Summit 2025 acontece no dia 1º de outubro, no Famiglia Facin Casa Veneza, no Cais Embarcadero, reunindo jornalistas, blogueiros, influenciadores, patrocinadores e apoiadores. Será o primeiro passo de um evento que pretende marcar a agenda do setor e projetar o Rio Grande do Sul como referência em gastronomia de qualidade. Apesar disso, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas

Últimas Notícias