Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Evento celebra 40 anos reunindo quase 800 projetos científicos

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Evento.jpeg

A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) chega à sua 40ª edição consolidada como a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, o evento será realizado de hoje a 30 de outubro de 2025, nos pavilhões da Fenac, e reunirá quase 800 projetos científicos desenvolvidos por estudantes da educação infantil ao ensino médio e técnico.

Além da exposição dos projetos, a Mostratec oferecerá uma programação intensa com experiências interativas, conteúdos inspiradores e eventos paralelos, como o Desafio de Robótica e o Seminário Internacional de Educação Tecnológica, fortalecendo seu papel como vitrine da educação científica e da inovação juvenil.

Desde 2023, o Sebrae RS é correalizador da Mostratec, por meio da Gerência de Desenvolvimento Territorial e Educação Empreendedora. A parceria tem ampliado o alcance da cultura empreendedora entre estudantes e educadores. 

Entre os destaques da atuação do Sebrae RS está a Categoria Sebrae de Cultura Empreendedora e Inovação, criada em 2024 e voltada a estudantes do ensino médio e técnico. A iniciativa reconhece os três projetos com maior potencial empreendedor, oferecendo uma formação exclusiva em temas de inovação e empreendedorismo, com o objetivo de ampliar o repertório dos jovens e fortalecer sua visão sobre o potencial transformador de suas ideias.

“Quando os estudantes percebem que suas ideias têm potencial para gerar impacto, o aprendizado ganha outro sentido. A Categoria Sebrae é um convite para que eles experimentem o protagonismo e a confiança de quem transforma conhecimento em ação”, destaca Márcia Ferran, gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS.

Em 2025, o Sebrae RS reforça ainda mais sua presença na Mostratec com um espaço de 400 m² dedicado à vivência empreendedora, conteúdos voltados a estudantes e profissionais da educação. A área será um ponto de encontro para quem acredita que o conhecimento científico e o espírito inovador caminham juntos na construção de futuros mais sustentáveis e criativos.

Além da exposição de projetos, a programação inclui o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), atividades de robótica educacional, esportivas e culturais, consolidando a Mostratec como um dos principais eventos educacionais e de inovação do país. Mais informações estão disponíveis em https://mostratec.liberato.com.br/.

Últimas Notícias