
Se a Black Friday já inspira cuidados com golpes, imagina em tempos de Inteligência Artificial (IA). Para alertar e orientar as empresas, o Reclame AQUI, principal plataforma de confiança e reputação do Brasil, publicou uma pesquisa inédita sobre os anseios do consumidor diante do avanço dos golpes digitais baseados em IA, o chamado Golpe 3.0. A pesquisa foi realizada em agosto com mais de 3,3 mil consumidores e revelou, por exemplo, que 63% dos entrevistados não conseguem identificar um golpe feito com IA, apontando um cenário de vulnerabilidade crescente às vésperas do maior evento do varejo.
O levantamento faz parte do ebook “Black Friday na era da Inteligência Artificial”, já disponível, que funciona como um guia com dados, recomendações e boas práticas que as marcas podem utilizar para aumentar suas barreiras de proteção. Edu Neves, CEO e cofundador do Reclame AQUI, lembra que a IA, antes de ser uma ferramenta de negócios, é uma ferramenta para os consumidores, que irão usá-la intensamente. “Quem não estiver servindo a esse ecossistema, fazendo bom uso desse recurso, vai estar desconectado. Ser lembrado como marca será cada vez mais importante”, alertou. Felipe Paniago, CMO e também cofundador da plataforma, comentou a relevância do monitoramento que é feito. “Desde 2014 acompanhamos a Black Friday com dados que validamos com uma base ativa e engajada”.
Com referência de 11 anos de monitoramento, o material mostra a evolução da data no País, da “Black Fraude” à era da confiança digital, e propõe caminhos para empresas que desejam se diferenciar em meio ao aumento da desconfiança e da sofisticação dos golpes. A pesquisa mostra que confiança é a palavra de ordem e aponta que o brasileiro está cada vez mais atento e proativo. Alguns dos principais dados indicam que:
● 79% pretendem comprar em lojas online
● 66% pesquisam no Reclame AQUI antes de comprar
● 64% preferem comprar de marcas que já conhecem
● 63% não conseguem identificar um golpe feito com IA
● 48% já estão monitorando preços desde agosto, meses antes da data oficial
● 43% verificam links e ofertas com o Detector de Site Confiável, ferramenta do Reclame AQUI que registrou 160 mil consultas na Black Friday passada.
● 33% colocam a segurança contra golpes como um dos principais fatores na decisão de compra, à frente até do preço
● 20% afirmam já ter sido vítimas de fraude em edições anteriores da Black Friday
A pesquisa também revela que as empresas mais bem avaliadas e com reputação sólida no Reclame AQUI são as que mais vendem durante a Black Friday. O guia traz 10 passos estratégicos para marcas que desejam se destacar, com foco em transparência de preços, preparo logístico, atendimento ágil, presença ativa na plataforma e uso de dados de forma ética e inteligente. O e-book revela, ainda, que os golpes aplicados com Inteligência Artificial estão cada vez mais sofisticados, com deepfakes, vozes clonadas e anúncios falsos.