Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Estado já recebeu mais turistas em 2025 que em todo o ano passado

Crédito: Roberto Castro/MTur

A chegada de turistas estrangeiros no Rio Grande do Sul nos primeiros oito meses de 2025 superou o registro de todo o ano de 2024. De janeiro a agosto, o estado recebeu 1.288.875, valor 45,86% maior que o total de entradas do ano passado, que foi de 883.662. Já no comparativo com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de impressionantes 93,23%.

Considerando apenas o mês de agosto, o crescimento no número de chegadas no comparativo com o ano passado saltou 69,89%. Foi de 19.273 no oitavo mês do ano passado para 32.743. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a marca e ressaltou a importância do crescimento, que consolida a recuperação da região após a tragédia climática vivida em 2024.

“O Rio Grande do Sul, com sua força turística, seus destinos e uma resiliência típica do povo gaúcho, é prova da importância desse trabalho que é de todos, da Embratur, do Governo Federal, dos Estados e dos municípios. Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas”, afirma Freixo.

Os principais países emissores de turistas para o Rio Grande do Sul de Janeiro a Agosto deste ano foram, em primeiro lugar a Argentina, com 1.026.945 turistas e crescimento de 113,16%, Uruguai, com 225.222 chegadas e crescimento de 39,38%, Paraguai, com 8.391 entradas e aumento de 49,33%, Chile, com 5.819 e 56,05%, respectivamente, e Peru, com 3.245 e o maior crescimento percentual, 120%.

CRESCIMENTO

O país como um todo celebra o melhor mês de agosto da história, superando até mesmo o ano da Olimpíada de 2016. Esse desempenho nacional resultou em um acumulado de 6.528.303 de chegadas internacionais entre janeiro e agosto, um crescimento recorde de 46,6% em comparação com o mesmo período de 2024, consolidando um novo patamar para o setor. Neste cenário, São Paulo se mantém na liderança no ranking de estados que mais recebem turistas internacionais. O estado está à frente do Rio de Janeiro (1.474.934), Rio Grande do Sul (1.288.875), Paraná (764.638), Santa Catarina (565.710) e Bahia (133.708).

A Argentina segue liderando como principal país emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.

Últimas Notícias