
A 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (2ª DIN/DENARC), da Polícia Civil, deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Quarta-feira Santa, que mira uma organização criminosa armada voltada ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de armas de fogo, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. São cumpridos 22 mandados de prisão, bem como 31 mandados de busca e apreensão.
As apurações tiveram início após a apreensão de aproximadamente 858 quilos de maconha, em junho de 2023, em um pavilhão no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. No mesmo dia, diligências derivadas localizaram cerca de 24 quilos do mesmo entorpecente em uma casa em Alvorada.
O trabalho investigativo mapeou a atuação coordenada do grupo, incluindo a criação de um grupo no WhatsApp denominado “Quarta-Feira Santa”. A ferramenta era utilizada para sincronizar a logística de chegada e distribuição de cargas de drogas.
As investigações revelaram um cenário de intensa atividade criminosa, envolvendo a circulação e comercialização de drogas, armas de fogo de diferentes calibres e munições.
Ao longo das diligências, foram documentadas negociações de armamentos de variados calibres, bem como a oferta de munições compatíveis com esses armamentos. Também foram registradas tratativas relacionadas à venda de diversos tipos de entorpecentes, em grande quantidade, como maconha, cocaína, LSD, ecstasy e MD, evidenciando a atuação dos investigados em múltiplos ramos ilícitos.
As apurações também permitiram identificar a existência de um fluxo contínuo de informações entre os investigados, que compartilhavam imagens, vídeos e dados sobre alvos, possíveis compradores e estratégias para evitar a detecção policial. Todo o conjunto de provas obtidas serviu de base para o pedido e deferimento das medidas judiciais, cumpridas com o objetivo de apreender armas, drogas, veículos e demais materiais vinculados às condutas ilícitas.
As investigações verificaram ainda o fluxo do tráfico de drogas do grupo criminoso, que partia do Paraná com destino ao Rio Grande do Sul, tendo como principais pontos de distribuição Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana.
Fonte: Correio do Povo