
O clima natalino já tomou conta de Caxias do Sul. Isso porque o município já está com os preparativos a todo vapor para o tradicional Grande Espetáculo de Natal, que chega a 9ª edição no município. O evento ocorrerá entre os dias 29 e 30 de novembro, às 20h, no Centro Histórico de Caxias, em frente à Praça Dante, com o palco em frente à casa centenária Magnabosco. São esperados até 40 mil participantes nas duas noites, superando a última edição, que reuniu cerca de 33 mil.
O espetáculo, considerado o maior da região da Serra, será na edição deste ano inspirado no universo de Peter Pan. Para a diretora-executiva e gestora cultural Caliandra Troian, a temática escolhida precisa ser representativa da infância, mas também encantar os adultos. “Peter Pan nos ensina que não é não querer crescer, mas crescer sem perder a capacidade de imaginar, de sonhar e ter a leveza da infância. As crianças se inspiram muito, mas os adultos também podem se inspirar”, diz.
No total, serão 150 profissionais atuando nos bastidores, como técnicos, produtores, seguranças, costureiras, cenógrafos e diretores, e a apresentação contará com participação do Coro Unimed Serra Gaúcha, com mais 50 vozes, e de artes circenses com o grupo Tholl. No repertório musical, arranjos e canções tradicionais de natal como Jingle Bells, Pout pourri: Jesus is Born Tonight e Adeste Fidelis, e músicas tradicionais inglesas, como We Wish You a Merry Christmas. As apresentações contarão com intérprete de libras, audiodescrição e área reservada para pessoas com deficiência.
O evento, que começou há nove anos, tem a cada edição recebido público de outros municípios, celebra Caliandra. “Hoje tem dois dias para ele, e alcançamos a Serra Gaúcha e o Estado como um todo. Buscamos ativar o calendário de evento trabalhando a cultura, a economia criativa e o turismo para o desenvolvimento”, diz. “É onde vemos famílias reunidas sentadas no centro da cidade, que estão encantados e vivenciando algo que só a época de Natal nos permite, que é a leveza, o curtir o clima, curtir a comunidade e a cidade também com o público”, completa.
Fonte: Correio do Povo