
A empresa Pública de Transporte e Circulação deu início a instalação de equipamentos que irão registrar infrações cometidas pelos motoristas em Porto Alegre. De acordo com o diretor presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, o período experimental deve começar na próxima semana, em dois dos principais cruzamentos da cidade, sendo eles na Avenida Protásio Alves com a Rua Vicente da Fontoura e a Avenida Bento Gonçalves com a Avenida Princesa Isabel. A fase teste se estenderá até o dia vinte e oito de fevereiro.
Segundo ele, neste primeiro momento, as ações educativas, não havendo multas, apenas notificações aos motoristas.
Bisch Neto explicou ainda que a medida também valerá na madrugada, que abrange o período entre onze da noite e cinco da manhã, quando o motorista ultrapassar o sinal acima de trinta quilômetros por hora. De acordo com ele, a análise das imagens será executada via tecnologia.
Conhecidos como “caetanos”, a estimativa é de que os equipamentos sejam instalados em ao menos quinze cruzamentos de maior movimento da Capital. Ainda conforme Bisch Neto, a iniciativa tem o objetivo de motivar uma mudança comportamental na cidade, evitar acidentes e reforçar a segurança viária.
De acordo com levantamento da EPTC, em 2025, foram contabilizadas quatorze mil e oitocentas infrações por avanço de sinal na Capital. Os dados revelaram ainda que cerca de quinze mil acidentes são registrados por ano na cidade, sendo aproximadamente seis mil com ao menos uma vítima, e mil e duzentos com vítimas graves.
No ano passado, oitenta e quatro pessoas perderam a vida no trânsito de Porto Alegre.