
Representantes da província de Shiga, no Japão, província-irmã do Rio Grande do Sul, estiveram nesta quinta-feira na sede da Defesa Civil Estadual, no Centro Histórico de Porto Alegre, para troca de experiências a respeito de sustentabilidade, crises climáticas, resiliência climática e prevenção de riscos, aprendendo também sobre as experiências do Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2024.
Os engenheiros Noritaka Nakanishi, Tsukasa Shimizu e Ippei Takeda, respectivamente, diretor-adjunto, gerente sênior e chefe de Planejamento da River Basin Policy Bureau local, acompanharam ainda as ações do Estado em monitoramento climático e resposta a emergências. Durante o encontro, o Comitê Científico do Estado e a própria Defesa Civil, fizeram ainda uma apresentação das ações, com a presença de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul receberá uma comitiva de engenheiros da Província de Shiga, no Japão⛶
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul receberá uma comitiva de engenheiros da Província de Shiga, no Japão
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul receberá uma comitiva de engenheiros da Província de Shiga, no Japão
Camila Cunha
“Estamos apresentando nossas boas práticas e eles vão também trazer a experiência deles em sua província, para que possamos evoluir também. Temos feito pesquisas e reuniões para verificar o que outros países e regiões estão fazendo no enfrentamento destas situações”, disse a tenente Sabrina Ribas, chefe da Comunicação Social da Defesa Civil Estadual. À tarde, eles se dirigem ao Vale do Taquari, onde visitam os municípios de Muçum e Encantado, dois dos mais afetados pelas históricas inundações do ano passado.
A relação entre ambos os povos existe desde 1980. novembro do ano passado, ambos os governadores, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Taizo Mikazuki, de Shiga, se visitaram em seus respectivos Estados. E em setembro deste ano, a província de Shiga e o RS coorganizaram um evento no pavilhão do Brasil, na Expo 2025, em Osaka, no Japão, para destacar seus atrativos e o histórico de cooperação mútuo.
Shiga, onde há o Biwa, maior lago de água doce japonês, é considerada uma das províncias mais avançadas do Japão em políticas de sustentabilidade e conservação ambiental, segundo o governo gaúcho. E o Rio Grande do Sul possui a Praça Shiga, em Porto Alegre, espaço verde de 3.860 metros quadrados revitalizado em 2024 com apoio da província japonesa.
Fonte: Felipe Faleiro/Correio do Povo