
Dezenas de pessoas morreram, e outras dezenas estão desaparecidas, após inundações no estado do Texas, nos Estados Unidos.
As cheias foram causadas por tempestades que começaram na tarde de ontem no centro do estado e prosseguiram durante a noite e a madrugada deste sábado, embora com menor intensidade.
Além das vítimas, a enchente deixo um rastro de destruição. Vídeos mostram casas destruídas, árvores de grande porte caídas e veículos arrastados pela água.
📌 Há quantos mortos?
Aos poucos os condados do Texas vão reportando mortes e desaparecidos, e o balanço geral da catástrofe é atualizado. A última atualização foi de ao menos 50 mortes, incluindo 15 crianças.
Ao lamentar o ocorrido, o governo brasileiro afirmou em nota que não identificou, até o momento, brasileiros entre as vítimas.
📌 Há quantos desaparecidos?
Das quase 750 meninas que participavam de um acampamento de verão cristão às margens do rio Guadalupe, 27 estão desaparecidas, informou Dalton Rice, líder municipal da cidade de Kerrville.
No acampamento, quase toda a água já havia recuado hoje, revelando uma paisagem de destruição, com dezenas de carros encalhados, alguns deles presos em árvores, e vegetação arrancada.
📌 O que provocou as inundações?
A tragédia foi provocada por condições atmosféricas excepcionais, explicou a MetSul. Diferentemente de tempestades típicas de verão, que passam rapidamente, o sistema estacionou sobre a região. Assim, as mesmas áreas receberam pancadas de chuva por horas consecutivas, provocando enxurradas devastadoras.
📌 Como estão progredindo as buscas?
O governador do Texas, Greg Abbott, disse que vai expandir a declaração de estado de emergência e pediu recursos federais adicionais ao presidente Donald Trump. “O Texas fará todo o possível para garantir que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas”, publicou no X.
Equipes aéreas, terrestres e aquáticas faziam buscas ao longo do rio Guadalupe, informou o chefe do departamento de gestão de emergências do Texas, Nim Kidd. “Continuaremos as buscas até encontrarmos todos os desaparecidos.”