
A Fibraplac, empresa do Grupo Isdra especializada em painéis de MDF, acaba de ser reconhecida pela Ecolab, líder global em sustentabilidade, que oferece soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções por reutilizar 100% de seu efluente industrial. O destaque foi oficializado por meio do Troféu R3, que reconhece projetos que alcançam resultados excepcionais em recuperação, reutilização e redução de recursos, como água, energia, resíduos e emissão de CO².
A premiação celebra o desempenho alcançado no projeto de estabilização dos parâmetros físico-químicos da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que permitiu à unidade operar com excelência e segurança ambiental. O processo elimina o descarte de resíduos (LÍQUIDOS) e viabiliza o reuso de 100% do efluente, gerando uma economia direta de R$ 560 mil em custos operacionais.
O projeto foi conduzido pelo Rudinei Cabral, analista de compras e Tatiane Souza, líder da estação de tratamento de efluentes, segundo ela, o reconhecimento reforça o compromisso da empresa com práticas sustentáveis. “Receber o Troféu R3 é um reconhecimento importante do nosso compromisso com eficiência, inovação e sustentabilidade. Reutilizar 100% do efluente não é apenas um resultado técnico, é a demonstração de que é possível crescer com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirma.
A unidade de Glorinha (RS) opera em ciclo fechado, o que permite reutilizar internamente 52,97% da água empregada nos processos industriais. Desde a implantação do sistema, em outubro de 2024, a iniciativa já proporcionou a economia de 331.247.100 litros de água, reduzindo de forma significativa a necessidade de captação externa.
A divisão Nalco Water, da Ecolab, foi a responsável pelo projeto da Fibraplac. O prêmio recebido reforça o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e o alto desempenho operacional.
“O Prêmio R3 evidencia como inovação, tecnologia e gestão inteligente da água podem gerar resultados concretos. Ao reduzir o consumo hídrico e aumentar a eficiência, contribuímos, em parceria com a Fibraplac, para uma operação mais resiliente e para a proteção de um recurso essencial para todos”, destaca Ricardo Maciel, líder da divisão de Light da Ecolab.