Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Empresa lança linha ‘Poesia nella Forma’ na FIMMA Brasil

Crédito: IKON

Uma das mais tradicionais marcas de acessórios para a indústria moveleira, a Obispa traduz, em produtos, o novo momento pelo qual passa sua trajetória de quase quatro décadas. Lançamento reservado para apresentação durante a FIMMA Brasil, que acontece até 07 de agosto, em Bento Gonçalves,, a linha ‘Poesia nella Forma’ traz cinco coleções de puxadores para móveis, com mais de 20 novos produtos. Assinados pela designer italiana Benedetta Ruspini (Cinex LAB Itália), evidenciam a reconexão da marca com a essência do design.

Essa é a primeira linha de produtos lançada desde que a empresa foi adquirida pela Cin Participações, há cerca de um ano. Desde então, uma das premissas do trabalho foi reaproximar a Obispa de sua gênese italiana, reconectando-a com o design. “A coleção ‘Poesia nella Forma’ chega para mostrar a nova fase da Obispa, protagonizada pelo compromisso com a inovação e a qualidade, bem como para suprir a carência do mercado por produtos novos, criativos e belos. Por meio de produtos carregados com esses conceitos, estamos comunicando ao mercado esse ciclo de transformações”, pontua o CEO Cesar Cini.

A escolha de Benedetta para inaugurar o momento endossa essa postura. A designer italiana, com formação internacional em design industrial e visual, coloca sua expertise em tendências e materiais para unir estética e funcionalidade a serviço da Obispa, reafirmando o recente manifesto assinado pela empresa que aponta o design como legado da marca e aparece, também, traduzido em sua assinatura: design com alma.

O ofício da manufatura diferenciada pela excelência está na essência da marca. Em 1986, quando estreou no mercado brasileiro, revolucionou o modo de produzir acessórios metálicos ao introduzir o design de inspiração italiana para as indústrias do couro e do calçado. Não tardou para as formas, a qualidade e os acabamentos das peças seduzirem outros mercados, como o mobiliário. Agora, prestes a completar 40 anos, a Obispa reintroduz sua alma italiana ao processo criativo para fazer do design o coração da marca – pulsando ainda mais forte.

NOVIDADES

Os novos puxadores da ‘Poesia nella Forma’ buscam inspiração na natureza e na necessidade de conexão com o ser humano. A narrativa que utiliza as flores como motivo tem direção criativa da arquiteta e set designer artsy Claudia Silvestre. O conceito da linha também se ampara no trabalho da holandesa Li Edelkoort, conhecida por antecipar tendências nas áreas de moda, design, estilo de vida e consumo.  

A concepção da linha tem motivos extraídos da enigmática flor Dama da Noite, peculiar pela beleza no seu ciclo de desabrochar. Pétala, folha, caule, estame e sépala servem de modelo para o desenho orgânico de alças, puxadores, pontos e embutidos, que aparecem em cinco coleções: Foglio, Sepalo, Stelo, Petalo e Stame. 

Os produtos estão disponíveis em seis opções de acabamentos: Ouro Escovado, Níquel Escovado e Black Silk (todos na linha brilho), e Ouro Opaco, Níquel Opaco e Black Silk Opaco.

Últimas Notícias