Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Empresa lança linha de armários que conecta planejado e móvel tradicional

Crédito: Divulgação

Móveis versáteis e de qualidade são essenciais para facilitar a vida dos consumidores. Com as novas dinâmicas do mercado imobiliário, como alta de aluguel por temporada, moradias mais compactas e rotina de home office, eles trazem conforto, praticidade e beleza para os ambientes. Para responder a essas tendências com um design contemporâneo e sustentável, a Madesa Móveis está lançando a Linha NEO de guarda-roupas modulados, que leva toda a expertise da marca em produtos planejados de cozinha para outros ambientes da casa.

“A busca por moradias e móveis funcionais e versáteis aumentou após a pandemia, acompanhada pelo crescimento dos imóveis para aluguel, conforme o IBGE. A Linha NEO surgiu para atender tanto quem deseja montar o dormitório dos sonhos em sua casa própria quanto quem quer um ambiente planejado mesmo morando de aluguel”, explica Nayara Giroleti, designer de produto.

Isso é possível porque a Linha NEO foi concebida para permitir ao cliente se planejar conforme sua necessidade, pois se adequa a dormitórios em geral, atendendo tanto ambientes compactos quanto dormitórios maiores, oferecendo boa adaptação a diferentes tamanhos. Possui suportes ajustáveis para instalar as prateleiras na altura desejada, oferecendo repartições bem planejadas e com estrutura robusta e ferragens de alta durabilidade que garantem resistência e longa vida útil ao móvel.

Disponíveis nas larguras de 40 cm, 80 cm e no modelo de canto 90°, os módulos são produzidos em MDP de 15 mm e recebem acabamento em pintura. Atualmente, a linha está disponível na cor branca, com itens com diferentes combinações como cabideiro e prateleiras, prateleiras e gavetas, somente prateleiras, módulos de canto, entre outros.

A proposta é que cada pessoa possa construir um lar mais harmônico com um móvel ideal da forma que imaginou, com qualidade, design e um preço que se encaixa no seu orçamento. As ferragens incluem dobradiças com amortecimento, corrediças telescópicas de abertura total e puxadores slim em alumínio, garantindo praticidade e conforto no uso diário.

Últimas Notícias