
O Grupo Multinova, referência nacional na fabricação de plásticos bolha, polietileno e polipropileno expandido, avança em sua jornada de sustentabilidade ao ampliar seu portfólio com soluções que preservam o meio ambiente. A mais recente novidade da empresa é o Resysta, material conhecido como a evolução da madeira, produzido com composto a partir de casca de arroz e PVC.
O material é 100% reciclável, leve, resistente, semelhante à madeira e preserva recursos naturais ao dispensar o corte de árvores. Conforme Julio Mugnol Filho, diretor administrativo da Multinova, o Resysta é aplicado no acabamento das construções, valorizando a estética e aumentando a durabilidade, com garantia de 25 anos.
A adoção do material elimina totalmente o uso direto de madeira, substituindo espécies como ipê, teca ou pinus. Sua utilização também pode reduzir entre 50% e 80% as emissões de CO₂ em comparação ao uso de madeira convencional. Além disso, o aproveitamento da casca de arroz evita que esse resíduo agrícola seja descartado ou queimado, prevenindo a liberação de CO₂ e metano.
De acordo com Julio Mugnol Filho, a entrada do Grupo Multinova em um novo segmento foi viabilizada pelo investimento na empresa Aevo, de Farroupilha, responsável pela produção de perfis Resysta (peças utilizadas principalmente no revestimento de fachadas, com a função de proporcionar acabamento estético e, ao mesmo tempo, proteger as superfícies externas dos imóveis contra intempéries). A decisão foi motivada pelo potencial de crescimento do setor e pela crescente demanda por alternativas sustentáveis. A expectativa é que a inclusão dessa linha no portfólio contribua para um aumento aproximado de 10% no faturamento anual da companhia.