Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Empresa apresenta novos tecidos para móveis com tecnologia, conforto e sustentabilidade

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Cadeira-Riva-Uultis-tecidos-Pima-Cotton-scaled.jpg

A Uultis, marca de móveis de alto padrão do Grupo Herval, apresenta ao mercado uma nova linha de tecidos desenvolvidos para estofados que une inovação tecnológica, conforto térmico, bem-estar e responsabilidade ambiental. As novidades ampliam o portfólio da marca com soluções que vão além da estética, incorporando desempenho funcional, matérias-primas diferenciadas e processos produtivos mais conscientes, alinhados às demandas atuais do design e da sustentabilidade no setor moveleiro.

Entre os destaques está o Thermal Cold, um tecido produzido com matéria-prima 100% reciclável e um processo de fabricação que utiliza pouca água. O material apresenta resistência igual ou superior aos tecidos convencionais, sendo que seu principal diferencial está no conforto térmico: o tecido mantém uma temperatura entre 4 e 6 graus abaixo da temperatura ambiente, proporcionando uma sensação contínua de frescor ao toque.

Outra inovação é o Magma Sense, um tecido que deriva da lava vulcânica e oferece conforto térmico, regulando a temperatura corporal. Além dessa propriedade, o Magma Sense está associado a benefícios como alívio de dores corporais, estímulo do metabolismo, auxílio na cicatrização e melhora da circulação sanguínea. O material contribui ainda para a purificação de odores do ambiente, proporcionando bem-estar.

A linha também incorpora o Pima Cotton, um tecido de algodão egípcio, nobre e produzido em apenas três regiões do mundo, sendo reconhecido por sua qualidade superior. O fio do Pima Cotton é mais regular, o que garante brilho significativamente maior, além de um toque mais macio e uma durabilidade superior ao algodão convencional. O tecido possui desempenho elevado em resistência e excelente fixação de tingimento, o que resulta em uma aparência sofisticada e uniforme.

Últimas Notícias