
O Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, recebeu, nesta quinta-feira (16), a 10ª edição do Empregar RS. Realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o evento de empregabilidade ocorreu também no interior do estado, nas 164 agências FGTAS/Sine. Na ocasião, foram ofertadas mais de 12,5 mil vagas de trabalho. Dessas, cerca de duas mil foram disponibilizadas na Capital, por 37 empresas.
Roberta Chaves Gomes veio do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, para acompanhar o filho Kauã, de 19 anos, na missão da primeira colocação profissional. “O mercado de trabalho está difícil porque meu filho não encontra a primeira chance, por não ter experiência. Para ele, o que estiver disponível ele topa”, comentou.
Já o aposentado João Pedro Corrêa, de 75 anos, residente no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, quer novamente uma oportunidade após sete anos ausente do mercado formal de trabalho. “Depois que eu comecei a ganhar o benefício eu não trabalhei mais. O que vier está bom”, declarou.
No Largo Glênio Peres, apesar dos portões terem sido abertos às 9h, já havia fila até mesmo antes. A avaliação do diretor-presidente do FGTAS/Sine, José Scorsatto, com relação à procura dos interessados, é positiva. “A expectativa está se superando. Aqui, por ser ao lado do Mercado Público, no coração de Porto Alegre, teve intensidade de pessoas tanto pela manhã como à tarde. Possivelmente, devemos atender mais de 1.300, 1.400 candidatos. É um número consideravelmente bom”, avaliou.
Ainda segundo Scorsatto, as próximas edições do EmpregarRS devem ser centralizadas no Largo Glênio Peres. “Estamos muito felizes com o resultado. O local faz com que as pessoas realmente procurem sua oportunidade de trabalho”, acrescentou.
Nas últimas nove edições do evento, o EmpregarRS já possibilitou a conexão de mais de 139 mil trabalhadores a oportunidades de emprego, com a participação de mais de 2 mil empresas.
Fonte: Rádio Guaíba