Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Empreendedor gaúcho leva inovação social à maior feira de alta tecnologia do mundo

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: CHTF_3-scaled.jpg

O Grupo Besouro de Fomento Social e Pesquisa participará da 27ª edição da China Hi-Tech Fair (CHTF), a maior feira de tecnologia e inovação do mundo, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de novembro, em Shenzhen, na China. O fundador e presidente do Grupo Besouro,Vinicius Mendes Lima, representará a organização, que terá um espaço exclusivo em um dos estandes da feira. O empresário apresentará a tecnologia “By Necessity”, modelo desenvolvido pelo Grupo Besouro para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social que sonham em empreender ou já têm um pequeno negócio. 

“Participar de um evento como a China Hi-Tech Fair é uma oportunidade extraordinária de mostrar ao mundo que a inovação também nasce da necessidade. A tecnologia ‘By Necessity’ é uma prova de que ideias simples podem transformar vidas e gerar desenvolvimento sustentável”, diz Vinicius Mendes Lima.

Com programas em 29 países e mais de 200 mil pessoas formadas, a metodologia By Necessity mostra em 10 passos práticos como estruturar um negócio do zero, mesmo com pouco ou nenhum investimento financeiro inicial. As etapas da capacitação incluem plano de negócios, planejamento financeiro e estratégia de marketing. O convite para participar da China Hi-Tech Fair partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Mato Grosso, parceira do Grupo Besouro em projetos que utilizam a metodologia By Necessity. A metodologia desenvolvida pelo Grupo Besouro será mostrada no estande de Mato Grosso, que estará montado no espaço dos estados, do governo brasileiro.

Com sede em Porto Alegre, o Grupo Besouro foi fundado há 14 anos por Vinicius Mendes Lima. Hoje, tem filiais em seis estados e no Distrito Federal, além de atuação internacional com projetos desenvolvidos em 28 países. O empresário Vinicius Mendes Lima começou a trajetória como empreendedor ainda na adolescência vendendo crepes na porta da escola no bairro Vila Nova, na capital gaúcha.

Últimas Notícias