
Entre os dias 2 e 12 de janeiro, a Emergência SUS do Hospital São Lucas da PUCRS terá o atendimento restrito a casos graves, em virtude da limpeza programada dos dutos de ar-condicionado. Pelo mesmo motivo, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) SUS da casa de saúde terá atendimento restrito entre os dias 2 e 5 de janeiro.
Conforme a administração do hospital, a ação atende às normas da Vigilância Sanitária que determinam a realização periódica deste tipo de procedimento, com o objetivo de reduzir a circulação de partículas e micro-organismos no ambiente, contribuindo para a segurança de pacientes e profissionais. O período foi definido considerando o menor movimento assistencial.
Durante o período, serão atendidos exclusivamente pacientes encaminhados pelos serviços de emergência e com risco iminente de morte. Ainda de acordo com a administração do hospital, a recomendação é que os casos não urgentes devem buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede pública em Porto Alegre.
Além disso, o hospital reforça que haverá sinalização e orientação presencial no local para auxiliar pacientes e acompanhantes. A administração do Hospital São Lucas afirma ainda que as autoridades municipais e estaduais de saúde foram previamente comunicadas sobre a restrição temporária para a realização do serviço de limpeza.
Fonte: Correio do Povo