
O Asiana nasceu duas vezes. Primeiro, “veraneando”, com o projeto-piloto no verão 2020/2021, na praia de Atlântida, em Xangri-lá. Quatro meses depois, em 27 de julho de 2021, – com a viabilidade testada e aprovada pelo público –, a história ganhava novos ingredientes com a inauguração no Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Neste período, mais de 190 mil pessoas se deliciaram no Litoral ou na Capital.
Ao longo destes cinco anos, o Asiana conquistou um lugar de referência na culinária asiática do Estado. O cardápio apresenta mais de 40 pratos originários da Tailândia, Japão, China, Laos, Mongólia, Filipinas, Indonésia, Camboja e Coréia do Sul. Todas essas nações cultivam receitas tradicionais, algumas milenares. E, à luz de técnicas contemporâneas utilizadas pelo chef Victor Jongh , podem ser saboreadas no restaurante. “O primordial está em preservar a autenticidade da culinária asiática, bem como o equilíbrio de sabores”, defende Victor, que, com 20 anos de experiência, se mantém sempre estudando e aprimorando suas técnicas.
Se a geografia dos países é diversa, tem uma preferência incontestável: o camarão. Entre todas as proteínas oferecidas – carne vermelha, frango, salmão, atum, peixe branco, polvo e lula –, lidera os pedidos. “Desde a abertura do restaurante, foram consumidas 14 toneladas de camarão cinza”, contabiliza o sócio Jocelito Laste.
Outro número do qual Jocelito e os demais integrantes do grupo de investidores se orgulham é estarem na contramão do turn over. “Metade da equipe está conosco desde o início, superando situações difíceis e complexas como foi a pandemia e a inundação de 2024”, complementa o empresário.
Ambiente singular
Com espaços elegantes, acolhedores e, ao mesmo tempo, minimalistas e despojados, o Asiana dispõe de 160 lugares, distribuídos pelo salão principal, de espelhos, para eventos e deck. “Buscamos oferecer a quem nos procura a customização conforme a demanda, então estamos realizando lançamentos de livros e outras atividades para corresponder a essas expectativas do nosso público”, explica o também sócio Tommy Zimmermann.