
A Docile, referência no segmento de doces e guloseimas, esteve presente no evento “Jornada de Sucessão Familiar”, realizado na FIERGS. Fernando Heineck, Membro do Conselho de Administração da Docile, e Tainá Heineck, Gerente de Projetos e TI, falaram sobre a história da família que comanda a empresa, os desafios enfrentados e superados, a estruturação do plano de sucessão e os resultados positivos já alcançados.
Ao longo da apresentação, Fernando e Tainá trouxeram o contexto do momento da marca e dos resultados do negócio e o histórico de governança da empresa, com um processo contínuo de profissionalização e sucessão planejada. A trajetória começou em 2010, com a criação do Conselho de Administração, por iniciativa do patriarca Nestor Heineck, pai dos sócios, para fortalecer a gestão. No ano seguinte, foi formalizado o primeiro acordo de acionistas e, em 2012, iniciou-se a formação dos herdeiros.
Em 2016, a empresa registrou um marco importante com a nomeação da primeira diretora não familiar, reforçando a abertura da Docile para a profissionalização da gestão com talentos externos. E a partir de 2017, teve início o primeiro ciclo de sucessão empresarial, seguido, em 2019, por um redirecionamento do foco do conselho para a gestão orientada ao mercado.
O segundo ciclo de sucessão começou em 2023, e, em 2025, a Docile anunciou uma mudança no modelo de liderança, com Ricardo Heineck na presidência. Os irmãos Fernando e Alexandre, até então sócios-diretores, assumiram respectivamente os cargos de Presidente do Conselho de Administração e membro do Conselho de Administração da empresa.