O comércio da capital deverá movimentar R$ 192 milhões, com um ticket médio de R$ 250. A expectativa consta de pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre, apontando ainda que um pouco mais de 30% dos respondentes já indicaram roupa com o produto que mais desejam ganhar de presente no Dia dos Pais. Liderando com boa folga, esse item está quase 20% à frente da 2ª opção que foi calçado, com cerca de 12% das citações.
Em seguida aparecem as seguintes opções cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (9,3%), bebidas (6,98%), almoço/jantar e eletrônicos (3,88%). Já quando a pergunta é o que as pessoas desejam dar de presente, roupas seguem na liderança, com 35,1%. Porém a 2ª opção mais listada muda. Quem aparece são os cosméticos/perfumaria/produtos de higiene, com 14,2%, seguido de calçados 9,7% e bebidas 7,5%.
A pesquisa traz um dado curioso. É a perda de terreno do pai como a pessoa mais citada para receber um presente. Neste ano atingiu os 47,13% de citações. Em 2024 o percentual era de 55,8%. As demais opções que receberam menções neste ano foram sogro, com 5,33% e avô, com 3,07%. Em 2024, respectivamente estavam com 2,8% e 1,5%.
Segundo o levantamento, a semana anterior ao Dia dos Pais será a de maior movimento no comércio para as compras. Ela foi citada por 51,36% dos entrevistados. Na sequência da lista vem a opção de comprar na véspera (20,99%), seguida da escolha por efetuar as compras 15 dias antes da data (11,85%). Os que já compraram totalizam 3,46% dos respondentes.
“Mesmo com o cenário econômico desafiador, o Dia dos Pais segue sendo uma data importante para o varejo. A intenção de compra pode não ser a maior, mas ainda há oportunidade para quem se adapta e oferece boas condições de pagamento. Haverá sim, boa procura por compras para a data”, comenta o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.