Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Dia C de Cooperar ocorre pela primeira vez na Expointer

Promovido há mais de dez anos em todo o Brasil, o Dia C de Cooperar está ocorrendo pela primeira vez na Expointer, nesta 48ª edição da feira. O sábado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está contando com distribuição de pipocas, sementes, lápis e gibis; realização de pintura facial; e promoção de atividades lúdicas sobre meio ambiente, saúde e educação financeira. A ação neste primeiro dia de Expointer é realizada em frente à Casa do Cooperativismo.

Uma iniciativa do Sistema Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), o Dia C de Cooperar ocorria, até o ano passado, no primeiro final de semana de julho, junto do Dia Internacional do Cooperativismo. “Neste ano, tomou-se a decisão de desmembrar as datas: é a primeira vez que o Dia C está sendo comemorado em todo o Brasil em 30 de agosto. Está coincidindo com a abertura da Expointer, para iniciar a feira com bastante emoção e muito público”, destacou a gerente de comunicação e marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.

As atividades vão até as 16h, com as equipes das cooperativas assessoradas pelo Sistema Ocergs: Sicredi, Sicoob, Cresol, Cootravipa, Cotricampo e Unimed. “Cada banquinha das cooperativas oferece atividades ligadas a sua área de atuação. Temos educação financeira para crianças, com distribuição de gibis e quiz; conscientização sobre doação de sangue; e oferecimento de amostras de sementes. É um tipo de ativação num nível mais educacional e colaborativo com os visitantes da feira”, explicou Simone.

Conscientizar para o futuro

Residentes em Alvorada, Michele Zini e sua filha Sophie, de três anos, aguardavam na fila para a pintura facial. “Achei esse espaço muito legal porque é bem voltado para as crianças, como é o caso dos livrinhos falando de educação financeira. É muito importante que ela já aprenda a cuidar do dinheiro”, comentou Michele, pontuando que vir à Expointer já é uma tradição de família.

Priscila Rodrigues está trabalhando na feira, e aproveitou um momento de folga para passear com a filha Lara Antônia, de seis anos. “Começamos pela banca de educação financeira porque ela adora ler”, contou a mãe, enquanto Lara respondia a um quiz sobre o assunto.

As mascotes das cooperativas também marcam presença ao longo do dia para atrair os visitantes, especialmente as crianças. “Esse é o nosso principal público para conscientização sobre meio ambiente, saúde e educação financeira, pois as crianças é que vão comandar o país nos próximos anos”, concluiu Simone.

Programação

10h às 16h – Distribuição de pipocas e sementes para visitantes, ativações das cooperativas de forma individual em seus balcões (conscientização de doação de sangue, distribuição de lápis semente, distribuição de gibis, falas sobre conscientização financeira)

10h às 11h – Mascote Mãozinha e mascote Cresol

10h30 – Chegada do SBT

11h às 12h – Mascote Unimed Federação/RS e mascote Sicoob

12h às 13h – Gravação do programa Baita Sábado

13h às 14h – Mascote Mãozinha e mascote Central Sicredi Sul Sudeste

14h às 15h – Mascote CCGL e mascote Sicoob

15h às 16h – Mascote Mãozinha e mascote Unimed Federação/RS

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias