
Ao menos dezoito pessoas morreram em acidentes de trânsito na BR 116 em 2025, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, entre janeiro e agosto, já foram registramos cerca de trezentos e sessenta acidentes. Na maioria dos casos, os envolvidos tinham entre dezoito e trinta anos.
Do total, cento e vinte e quatro ocorrências foram registradas entre os quilômetros duzentos e sessenta e duzentos e setenta da via, trecho que abrange as cidades de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, em direção a Porto Alegre.
Na sequência, noventa e seis aconteceram entre os quilômetros duzentos e quarenta e duzentos e cinquenta, entre as localidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio.
Entre os casos mais graves, no dia treze de agosto, três jovens militares, de dezoito e dezenove anos, perderam a vida na BR 116, em São Leopoldo. Eles integravam o 18º Batalhão de Infantaria Motorizada de Sapucaia do Sul.
Conforme o chefe de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, Douglas Paveck, o excesso de velocidade está entre os principais fatores que contribuem para o volume expressivo de acidentes.
Paveck também aproveitou para reforçar orientações aos motoristas.
A PRF reitera que, em casos de emergência no trânsito, equipes podem ser acionadas pelo telefone 191, que presta atendimento em todo o Rio Grande do Sul.