Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Fort Atacadista oferece 500 vagas de emprego no RS

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Fort-Atacadista-Canoas-Fachada-scaled-1.jpg

O ano começa com dois novos investimentos confirmados para o Rio Grande do Sul e mais geração de empregos para os gaúchos. O Fort Atacadista anunciou recentemente que vai inaugurar duas lojas no Estado: em Porto Alegre e em Erechim. Ao todo, serão gerados 500 empregos diretos e esse número deve se somar aos 1.300 funcionários do Grupo Pereira, dono da rede Fort Atacadista, já empregados no RS. Para intensificar as contratações, serão promovidos dois feirões de Emprego nesta semana. Na capital gaúcha, a seleção vai até o dia 27 de fevereiro, das 9h às 16h, no Sine Centro Vida, localizado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132. no Bairro Sarandi, em Porto Alegre. No sábado, 28 de fevereiro, das 9h às 17h, será a vez do Mega Feirão de Empregos na Câmara Municipal de Erechim, na Rua Comandante Salomoni, 21, no Centro.

Não é necessária experiência para se candidatar e os interessados devem comparecer às seleções munidos de documento de identidade e currículo. Além do salário, a rede oferece benefícios como plano odontológico, seguro de vida, alimentação no local, convênio com instituições de ensino, suporte social e plano de carreira.

Ao todo, são 250 vagas para a loja de Porto Alegre, e 250 vagas para Erechim, sendo 200 para a loja e 50 para o Restaurante Trudy’s, que também será inaugurado na cidade. Há vagas para as mais variadas funções, como auxiliar de serviços gerais, técnico(a) de manutenção, auxiliar administrativo, auxiliar de carga e descarga, conferente, cartazista, padeiro, técnico(a)em carnes, encarregado(a) de perecíveis, supervisor de prevenção de perdas, auxiliar de self-checkout, pesquisador, operador de empilhadeira e muito mais.

O Fort Atacadista é reconhecido pela inclusão. A rede se destaca pelas oportunidades para PCDs, jovens e estrangeiros e por promover iniciativas de capacitação, reconhecimento e plano de carreira, com possibilidades de ascensão profissional. Além disso, o Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+. 

Feirão de Empregos Fort Atacadista Porto Alegre:
Período: 24 a 27 de fevereiro
Horário: 9h às 16h
Local: Sine Centro Vida
Endereço: Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sarandi

Mega Feirão Fort Atacadista Erechim:
Data: sábado, 28 de fevereiro
Horário: 9h às 17h
Local: Câmara de Vereadores de Erechim
Endereço: Rua Comandante Salomoni, 21, Centro

Últimas Notícias