Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Desfiles das escolas de samba do Grupo Bronze abrem os desfiles em Porto Alegre

A abertura dos desfile das escolas de samba de Porto Alegre começou na noite de sábado com o Grupo Bronze na Esplanada da Restinga, no Extremo Sul da Capital. A primeira escola a desfilar na mostra competitiva foi a Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro, com o tema “Mocidade traz o Encanto e a Força das Matas”. A segunda foi a Unidos do Guajuviras, de Canoas, com um enredo falando sobre Salvador.

A terceira agremiação a cruzar a avenida foi a Império dos Herdeiros, com o enredo “Entre Sonhos e Devaneios, Viajei na Magia das Cores”. O desfile prosseguiu com a Acadêmicos da Orgia, com o enredo Acadêmicos da Orgia “Galopa na Emoção do Jockey Club no Coração”.

A Império da Zona Norte desenvolveu um enredo que prestou homenagem a ancestralidade feminina. Para encerrar a noite, desfilou a Academia de Samba Puro e destacou a cultura da Bahia.

A festa contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da Corte do Carnaval 2026, e da secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte. “O Carnaval simboliza a riqueza da nossa identidade cultural e a força das comunidades. Celebramos o desfile do Grupo Bronze na Esplanada da Restinga como os porto-alegrenses merecem, com alegria, respeito e tradição. Uma manifestação autêntica da maior festa popular do Brasil. Parabéns a todas as escolas, aos carnavalescos e aos parceiros”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

A secretária Liliana Duarte reforçou o compromisso com o carnaval para todos. “Os desfiles da série Bronze fortalecem a periferia, cumprindo o papel fundamental da fruição cultural descentralizada, atingindo com sucesso um desfile meritório rumo ao complexo do Porto Seco”, explicou. O vencedor da categoria bronze vai desfilar na categoria Prata em 2027. Cada escola teve uma hora para desenvolver o seu enredo.

Grupos Prata e Ouro

Os grupos Prata e Ouro desfilam na próxima sexta-feira e sábado no Complexo Cultural do Porto Seco. No primeiro dia, o grupo Prata abre a programação com União da Vila do IAPI, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Academia de Samba Praiana. Na sequência, entram as escolas do principal grupo dos desfiles de Porto Alegre. Na estreia do grupo Ouro entrarão na avenida a Bambas da Orgia, a Imperatriz Dona Leopoldina, a Império do Sol e a Unidos de Vila Isabel.

No sábado, a tribo carnavalesca Os Comanches faz o seu desfile abrindo a programação. Na sequência, no grupo Prata desfilarão a Academia de Samba Cohab-Santa Rita, a Copacabana, a Realeza e a Unidos da Vila Mapa. O grupo Ouro terá os desfiles da União da Tinga, Acadêmicos de Gravataí, Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e Fidalgos e Aristocratas.

Os eventos são uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, Uespa, União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana e UECGAP – União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias