A abertura dos desfile das escolas de samba de Porto Alegre começou na noite de sábado com o Grupo Bronze na Esplanada da Restinga, no Extremo Sul da Capital. A primeira escola a desfilar na mostra competitiva foi a Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro, com o tema “Mocidade traz o Encanto e a Força das Matas”. A segunda foi a Unidos do Guajuviras, de Canoas, com um enredo falando sobre Salvador.
A terceira agremiação a cruzar a avenida foi a Império dos Herdeiros, com o enredo “Entre Sonhos e Devaneios, Viajei na Magia das Cores”. O desfile prosseguiu com a Acadêmicos da Orgia, com o enredo Acadêmicos da Orgia “Galopa na Emoção do Jockey Club no Coração”.
A Império da Zona Norte desenvolveu um enredo que prestou homenagem a ancestralidade feminina. Para encerrar a noite, desfilou a Academia de Samba Puro e destacou a cultura da Bahia.
A festa contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da Corte do Carnaval 2026, e da secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte. “O Carnaval simboliza a riqueza da nossa identidade cultural e a força das comunidades. Celebramos o desfile do Grupo Bronze na Esplanada da Restinga como os porto-alegrenses merecem, com alegria, respeito e tradição. Uma manifestação autêntica da maior festa popular do Brasil. Parabéns a todas as escolas, aos carnavalescos e aos parceiros”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.
A secretária Liliana Duarte reforçou o compromisso com o carnaval para todos. “Os desfiles da série Bronze fortalecem a periferia, cumprindo o papel fundamental da fruição cultural descentralizada, atingindo com sucesso um desfile meritório rumo ao complexo do Porto Seco”, explicou. O vencedor da categoria bronze vai desfilar na categoria Prata em 2027. Cada escola teve uma hora para desenvolver o seu enredo.
Grupos Prata e Ouro
Os grupos Prata e Ouro desfilam na próxima sexta-feira e sábado no Complexo Cultural do Porto Seco. No primeiro dia, o grupo Prata abre a programação com União da Vila do IAPI, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Academia de Samba Praiana. Na sequência, entram as escolas do principal grupo dos desfiles de Porto Alegre. Na estreia do grupo Ouro entrarão na avenida a Bambas da Orgia, a Imperatriz Dona Leopoldina, a Império do Sol e a Unidos de Vila Isabel.
No sábado, a tribo carnavalesca Os Comanches faz o seu desfile abrindo a programação. Na sequência, no grupo Prata desfilarão a Academia de Samba Cohab-Santa Rita, a Copacabana, a Realeza e a Unidos da Vila Mapa. O grupo Ouro terá os desfiles da União da Tinga, Acadêmicos de Gravataí, Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e Fidalgos e Aristocratas.
Os eventos são uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, Uespa, União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana e UECGAP – União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre.
Fonte: Correio do Povo