
O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prendeu preventivamente um suspeito de atuar como operador financeiro de uma facção. Ele foi detido nesta sexta-feira, durante ofensiva da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro em Gravataí, na Região Metropolitana.
Segundo a Polícia Civil, o homem tem 30 anos e integra um grupo criminoso com base no Vale do Sinos. Ele foi encontrado em um sítio, após passar mais de nove meses foragido. Os antecedentes criminais dele somam duas passagens por lavagem de capital e outras duas por organização criminosa.
Os delegados Adriano Nonnenmacker e Rafael Liedtke, que coordenaram a ação, dizem que o criminoso não reagiu ao ser preso. Ainda segundo eles, o sujeito era procurado desde a Operação Beatus, deflagrada no fim do ano passado com foco na prisão dele e de outras 17 pessoas.
A investigação aponta que a quadrilha movimentou mais de R$ 1 bilhão desde 2022. Desde o início dos trabalhos, foram cerca de 30 imóveis sequestrados, além de veículos de luxo apreendidos e contas bloqueadas.