
Sabias que o estado do Rio de Janeiro tem uma produção de vinhos muito significativa? Pois Marcelo Rozental, presidente da Associação de Vitivinicultores da Serra Fluminense, garante que há 38 projetos na região, 26 deles ligados à AVIVA. E muitos destes tem outra coisa em comum: a consultoria do gaúcho Mario Lucas Ieggli, enólogo diretor da Czarnobay e também presidente da Associação Brasileira de Enologia.
Quatro dos projetos liderados por Ieggli – as vinícolas Inconfidência, Tassinari, Família Eloy e Fattoria Vinhas Altas – serão apresentados pelo enólogo na terça-feira, dia 28 de outubro, a partir das 19h no Instituto Ling, em Porto Alegre (RS), como parte do programa Degustando Brasil de Vinhos – Serra Fluminense. Será uma degustação inédita, que contará também com um rótulo da vinícola Casa Antunes.
A produção de vinhos na Serra Fluminense é relativamente recente – o primeiro projeto, a Inconfidência, que fica localizada em Paraíba do Sul, teve início em 2019. “Fomos pioneiros na região”, diz José Claudio Aranha, “e hoje há pelo menos 38 produtores de Friburgo até Petrópolis; de São josé do Vale do Rio Preto até Paty do Alferes”.
Um dos atrativos da Serra Fluminense é o enoturismo, que cresce em ritmo acelerado, provocado pela qualidade dos vinhos produzidos na região. “Todo terroir é único, seja em larga ou em pequena escala”, diz Mario Lucas Ieggli, “os vinhos dos micro-terroirs do Rio de Janeiro têm bastante estrutura aromática e maturação tecnológica da uva, o que possibilita vinhos de guarda, com bastante estrutura e elegância”, conclui. Com muitas safras de inverno acumuladas o enólogo garante que ainda teremos muitas surpresas pela frente: ” o Rio de Janeiro é um terroir muito jovem, mas que tem dado bastante alegria na taça, com muita expressão aromática e em boca, vinhos autorais”, explica. “É ainda um terroir a ser desbravado”, provoca.
O Degustando Brasil de Vinhos é um produto do Brasil de Vinhos, único veículo de comunicação do país com foco direcionado à divulgação jornalística de vinícolas e vinhos brasileiros.
Os ingressos para o Degustando Brasil de Vinhos – Serra Fluminense são limitados e estão sendo vendidos pelo Instituto Ling.