Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Defesa Civil registra danos em 12 cidades do RS por conta do mau tempo neste fim de semana

Em Porto Alegre, as rajadas chegaram aos 74km/h em um dia Foto:Mauro Schaefer/CP

Em boletim divulgado no começo deste domingo, a Defesa Civil do RS registrou ocorrência em 12 municípios, que reportaram danos ao órgão por conta do mau tempo. O maior acúmulo de chuva, a partir dos dados observados pelo Centro de Monitoramento e reporte de danos acompanhado pelo Centro de Operações, foi registrado em Torres, no Litoral Norte, com 18,2mm nas últimas 12 horas.

As maiores rajadas de vento foram registradas em Lavras do Sul, e Santa Vitória do Palmar, com 38.6km/h e 37.8 km/h, respectivamente. Em Porto Alegre, as rajadas chegaram aos 74km/h em um dia.

Reportaram danos:

1. Cachoeirinha (CREPDEC 1): Informou queda de 01 (uma) árvore sobre a via pública interrompendo a circulação na Rua Tijuca, Parque da Matriz. (27/12 – 16h57)

2. Eldorado do Sul (CREPDEC 1): Reportou queda de 1 árvore sobre a rede elétrica no bairro Irga; Destelhamento de 10 casas no bairro Delta do Jacuí. (27/12 – 15h49)

3. Encruzilhada do Sul (CREPDEC 8): Reportou aproximadamente 50 casas destelhadas ou parcialmente destelhadas. Diversos postes de energia e árvores caídos. (27/12 -15h13)

4. Glorinha (CREPDEC 1): Informou falta de energia elétrica em 02 bairros interior. (27/12 – 18h05)

5. Marau (CREPDEC 2): Informado pela CREPDEC, queda de árvore sobre residência. (27/12 – 18h55)

6. Pelotas (CREPDEC 4): Reportou quedas de árvores de pequeno porte em via publica. (27/12 – 14h32)

7. Santa Maria (CREPDEC 3): Devido à intensa quantidade de chuvas registradas nas últimas 48 horas, alguns arroios transbordaram, ocasionando o comprometimento de alguns acessos, em especial cabeceiras de algumas pontes da região, que foram afetadas. (28/12 – 9h43)

8. São Borja (CREPDEC 6): Reportou que os ventos fortes acompanhados de chuvas que atingiram o município destelhou parte de 02 residências, 02 árvores deitadas com o vento, as quais foram cortadas com o apoio dos bombeiros, 01 resistência teve a aplicação de bomba para drenagem da água. (27/12 – 23:35)

9. São Sebastião do Caí (CREPDEC 1): Reportou destelhamento parcial de 11 casas, bairro Lot.Pop. (27/12 – 18h05)

10. Sapucaia do Sul (CREPDEC 1): Informado pela CREPDEC, queda de 01(um) vegetal de grande porte obstruindo passeio e via pública. (27/12 – 21h12)

11. São Pedro do Butiá (CREPDEC 5): Forte deslocamento de uma massa de ar em uma região. Danos Etruturais no telhado de uma residência. (28/12 – 9h47)

12. Torres (CREPDEC 10): Informado pela CREPDEC, destelhamento parcial de 01 (uma) residência. (27/12 – 18h28)

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias