Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Defesa Civil confirma tornado que atingiu o Noroeste do RS na terça-feira; balanço de danos ainda não foi divulgado

Em Giruá, os maiores impactos foram registrados nas comunidades de Rincão dos Coimbras, Rincão dos Mellos, Rincão dos Ribeiros, Amaral e Melgarejo | Foto : @prefsgirua / Instagram / Reprodução

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou nesta quarta-feira, 29, a ocorrência de um tornado no interior dos municípios de Giruá, Sete de Setembro e Senador Salgado Filho, no Noroeste do Estado.

Conforme dados de radar, o fenômeno se formou por volta das 18h25 desta terça-feira, 28, associado a uma supercélula, tipo de tempestade que apresenta corrente ascendente giratória e costuma provocar granizo de grande tamanho e rajadas intensas de vento e, em algumas ocasiões como esta, tornados.

Uma nota técnica assinada pelo meteorologista Bruno Zanetti Ribeiro, da Defesa Civil Estadual, à qual o Correio do Povo teve acesso, aponta ventos de 200 km/h durante a passagem do tornado.

A Defesa Civil estadual emitiu um Alerta Laranja para a região às 17h14 de terça, com validade até as 20h10, indicando potencial de tempestade severa com queda de granizo e rajadas intensas. Conforme o Centro de Monitoramento, o alerta foi sugerido com base no radar meteorológico de Chapecó (SC), entretanto, o radar estava a 200 km da tempestade, e o feixe mais baixo do radar estava a mais de 4,5 km de altura na região onde ocorreu o tornado, o que impediu identificar a rotação próxima à superfície capaz de sugerir a formação do fenômeno.

Em Giruá, os levantamentos preliminares da Prefeitura apontam maiores impactos nas comunidades rurais de Rincão dos Coimbras, Rincão dos Mellos, Rincão dos Ribeiros, Amaral e Melgarejo.

De acordo com a nota oficial divulgada nesta manhã, o município mantém força-tarefa nas localidades atingidas, com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretarias de Saúde e de Obras e Infraestrutura Rural, servidores e maquinário pesado. As equipes trabalham para desobstruir estradas, remover árvores, restabelecer o acesso às comunidades e atender às famílias.

O balanço municipal de danos ainda não foi divulgado

A Defesa Civil do Estado, a partir da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – Santo Ângelo (Crepdec 5), está na região realizando o levantamento das informações para envio de materiais e itens de ajuda humanitária que os municípios necessitem.

Até a noite de terça, em Senador Salgado Filho, diversas residências já registravam destelhamentos, além do desabamento de dois imóveis na divisa com Ubiretama. Quatro pessoas sofreram ferimentos leves e receberam atendimento em um hospital da região.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias