
A Defesa Civil emitiu nesta segunda-feira um alerta para as condições de tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. A atuação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul favorece chuva forte a localmente volumosa e rajadas intensas de vento, além de temporais isolados com queda de granizo entre terça (9) e quarta-feira (10).
Na terça-feira, chuva forte a pontualmente intensa atua em praticamente todo o território gaúcho, com acumulados podendo chegar a 120 mm/dia no Sul, na Costa Doce, Campanha e no Litoral Norte, e até 100 mm/dia nas demais regiões. A partir da noite, os ventos associados ao ciclone alcançam 80 a 100 km/ no Sul, na Costa Doce e nos Litorais Sul e Médio. Também há condições para queda de granizo e rajadas de vento intensas associadas a tempestades no Norte, Nordeste, Vales e Serra. O mar fica agitado.
Na quarta-feira, o ciclone avança para o oceano e favorece rajadas intensas de vento de 90 a 110 km/h no Sul, Litorais Sul e Médio e partes da Costa Doce, e 80 a 100 km/h em parte da região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Litoral Norte e extremo Nordeste. Além disso, as chuvas acompanhadas de trovoadas seguem intensas em áreas do Sul gaúcho, Costa Doce e Litoral Norte, com acumulados entre 60 e 100 mm/dia. Nas demais áreas da metade Leste, a chuva ocorre com fraca a moderada intensidade, com volumes entre 30 e 50 mm/dia. O mar permanece agitado e com ressaca.
A tendência é que, na quinta-feira (11), o ciclone se desloque gradualmente para alto mar, mas ainda favoreça rajadas de vento entre 60 e 80 km/h no extremo Nordeste e no Litoral Norte, perdendo intensidade ao longo do dia. O mar segue agitado na costa e com ressaca. O tempo segue instável em algumas áreas, porém, sem transtornos associados aos volumes de chuva.
Fonte: Correio do Povo