
Líder em mobilidade eletrificada no Brasil, a 99 anuncia a expansão da 99electric-Pro para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A categoria é a primeira do país com carros elétricos e híbridos para o transporte de passageiros por aplicativo e marca os três anos de avanços em iniciativas realizadas pela Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99 para a promoção de cidades mais verdes e inteligentes. A categoria estará disponível para os usuários a partir de setembro.
A capital gaúcha será a terceira cidade a receber a 99electric-Pro, atrás de São Paulo, lançada em 2024, e Brasília, em junho de 2025. Atualmente, a plataforma conta com aproximadamente 19 mil carros elétricos e híbridos, que já realizaram mais de 20 milhões de viagens nas cidades em que está disponível e ajudaram a reduzir a emissão de mais de 18 mil toneladas de CO² na atmosfera.
Mais conforto e tecnologia
Para promover uma mobilidade com mais conforto e sustentabilidade, a 99 se inspira no case da DiDi na China, líder mundial na adoção de veículos eletrificados, que conta com mais de 4 milhões de carros híbridos e elétricos na plataforma. Com a chegada da nova categoria na cidade, a 99 passa a oferecer uma experiência premium, com veículos mais silenciosos, com mais espaço interno e motoristas altamente avaliados.
“A escolha de Porto Alegre para receber essa nova categoria reforça o papel estratégico da cidade no avanço da eletromobilidade no Sul do país. Nosso compromisso é, cada vez mais, investir no futuro da mobilidade urbana, mais inteligente, acessível e consciente”, afirma Thiago Hipólito, diretor de Inovação da 99.
Mais possibilidades de ganhos para motoristas parceiros
Os motoristas parceiros da 99 que trocam o carro a combustão por um veículo elétrico chegam a reduzir cerca de 80% dos custos operacionais, o que resulta em uma economia de até R$3 mil por mês, dependendo do volume de corridas. Além da economia, os carros elétricos também oferecem uma direção mais confortável, uma vez que não exigem troca de marchas (utilizam engrenagem fixa, semelhante ao câmbio automático).
Além disso, o parceiro ganha em média 60% a mais por corrida em relação às categorias como a 99POP, além de o Rio Grande do Sul contar com isenção de IPVA para carros elétricos.