
Partindo da escadaria da Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre, um cortejo guiado por artistas encerrou neste domingo, 17, a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Foi a sétima edição da data, que destaca a valorização dos bens culturais do Rio Grande do Sul. Mais de 60 municípios gaúchos promoveram atividades em homenagem à data entre a sexta-feira, 15, e este domingo.
Na Capital, o cortejo saiu do Teatro de Arena e percorreu algumas das principais instituições culturais do Centro: Museu de História Júlio de Castilhos, Palácio Piratini, Theatro São Pedro, Biblioteca Pública do Estado, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Memorial do RS e Farol Santander. A ação foi finalizada na Casa de Cultura Mario Quintana.
Durante o trajeto, o público acompanhou uma programação artística que incluiu arte circense e a apresentação da história das instituições. “Faz bem cantar, dançar e ver a história”, afirmou a artesã Daniela Mainers, 38 anos, que acompanhou o cortejo do início ao fim.
Entre as atividades realizadas no fim de semana, em instituições e espaços culturais da Capital e do interior do Estado, estiveram exposições, oficinas, performances artísticas, rodas de conversa, visitas guiadas e exibição de filmes. Instituída em 2019 pelo governo do Estado (Decreto 54.608/2019), a data é comemorada no terceiro fim de semana de agosto, que neste ano correspondeu aos dias 16, 17 e 18. O foco é o reconhecimento e a preservação do patrimônio cultural gaúcho.
Fonte: Correio do Povo