
A Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta segunda-feira, às obras de requalificação do corredor humanitário, trecho de 400 metros que liga a avenida Castelo Branco à elevada da Conceição. Pela manhã, o prefeito Sebastião Melo e o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, acompanharam o começo dos trabalhos na intersecção da Júlio de Castilhos com a rua da Conceição. A intervenção deve durar 6 meses e tem o investimento de R$ 1,4 milhão.
De acordo com Flores, o trabalho envolve um novo asfalto para o Corredor, qualificação do asfalto da rua da Conceição e a melhoria na sinalização, além da instalação de proteções laterais de quem vem da Castelo e de quem vem da rua da Conceição.
Inaugurado em 10 de maio de 2024, a passagem foi criada para permitir o abastecimento de suprimentos e o deslocamento de serviços essenciais durante a enchente. Como a estrada foi elevada, foi necessário derrubar a passarela de travessia para os pedestres que ficava em frente a rodoviária. Melo afirmou que tomará a decisão sobre a nova travessia ainda nesta semana.
Alteração no trânsito a partir do dia 28
Na próxima segunda deve começar o estreitamento de pista no trecho de chegada pela Castelo Branco, com obras no lado esquerdo da via em direção à elevada da Conceição.
A EPTC recomenda que os motoristas utilizem rotas alternativas para evitar engarrafamentos, como a avenida Farrapos, para quem chega pela BR-116 ou pelo interior do Estado, a partir da ponte do Guaíba.
Já os condutores oriundos da BR-448 deverão optar pela BR-290 (Freeway), sentido Litoral, e acessar a avenida dos Estados em direção ao Aeroporto Salgado Filho. A partir daí, será possível seguir pela avenida dos Estados em direção à Terceira Perimetral (zonas Sul e Leste) ou pela avenida Farrapos, no sentido do Centro.
Para quem vem do litoral pela BR-290 (Freeway), a orientação será também utilizar a avenida dos Estados e Farrapos em direção ao Centro.