
Começou na manhã desta sexta-feira a vistoria do Corpo de Bombeiros MIlitar do RS (CBMRS) aos piquetes do Acampamento Farroupilha 2025, em Porto Alegre, que começa na próxima segunda-feira e vai até 21 de setembro no Parque Harmonia. Dez profissionais, divididos em cinco duplas, inspecionam os locais até a tarde de hoje, retornando neste sábado em caso de necessidade de ajustes.
Há exigências específicas para cada um dos 236 piquetes aprovados no acampamento deste ano, número superior ao de 2024. “Nos piquetes menores, a exigência é menor, como a necessidade de dois extintores de incêndio, uma placa de iluminação e outra de saída”, explicou o 1º sargento do Batalhão Especial de Segurança Contra Incêndio (Besci) do CBMRS, Jean Pierre Mello da Silva. “Para os maiores, há mais extintores exigidos”.
O procedimento é padrão às vésperas da abertura do maior evento tradicionalista do Rio Grande do Sul, que espera ultrapassar a marca de dois milhões de visitantes aferida no ano passado. A montagem das estruturas começou no último dia 9, e, em tese, termina também nesta sexta, antes da inspeção do Corpo de Bombeiros. No entanto, cada grupo segue um ritmo próprio, na busca de deixar tudo pronto até a abertura. Outra questão inspecionada é o distanciamento entre os piquetes, de um metro e meio para os locais sem aberturas entre eles e três metros com aberturas.
O presidente da Associação dos Acampados da Estância da Harmonia (Acamparh), Rogério Lara, reforçou que por volta dos 70% dos piquetes já estava montado, e ressaltou a importância de se manter a segurança do parque, que recebe um único Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) durante os dias do acampamento.
“Estou aqui há mais de 20 anos e costumo dizer que o divisor de águas é (o incêndio na) Boate Kiss. Lembro aqui que termos galpões de somente 30 centímetros de distância entre eles, hoje isto mudou muito. Claro que há descontentamento entre alguns acampados, mas, no final, estamos falando da segurança de todos”, salientou Lara.
Fonte: Felipe Faleiro / Correio do Povo